Estilos de liderança na opinião de Eduardo Sehnem

04 Nov, 2016 14:40:34 - Artigo

Criciúma (SC)

Toda organização depende de um controle e de métodos de gestão que permitam ter certo tipo de influência sobre seus colaboradores. Para isto, as empresas utilizam-se de seus gerentes e gestores, como forma de manter o controle e influenciar os colaboradores a agirem de tal forma que a empresa atinja seus objetivos e suas metas. Liderar envolve muito mais do que mandar e se fazer obedecer. Daí é que entendemos que nem todo líder é gestor e nem todo gestor é líder. De qualquer forma, podemos citar três tipos básicos de liderança que encontramos na atualidade:

Líder autoritário: é aquele se impõe pelo poder, pela autoridade que tem devido à sua função ou cargo. Nem todo líder autoritário é um ser tirano, existem muitos líderes autoritários carismáticos. Em geral, este tipo de líder é comprometido com as metas e os resultados da empresa, esquecendo, muitas vezes, do fator humano ao traçar seu plano de ação, desconsiderando algumas das necessidades mais básicas de seus colaboradores.

Líder consultivo: é o tipo de líder que se preocupa em ouvir atentamente a opinião dos membros da equipe e mantém um canal de comunicação sempre aberto com a equipe. Em geral, são líderes que estão aprimorando sua capacidade de liderança e estão testando diversos modelos de liderança e ação a fim de se identificar melhor com um tipo de gestão que seja compatível com o seu perfil. Líder participativo: é o líder democrático, o que se preocupa em atender aos anseios de toda a equipe, buscando um ponto de equilíbrio entre os objetivos da empresa e os objetivos pessoais de cada colaborador.

Somos seres humanos em constante mudança e crescimento, nossa capacidade de liderar e conduzir pessoas se desenvolve na mesma medida em que aprendemos a nos conhecer melhor e a entender os outros que estão ao nosso lado. Sendo assim, o bom líder é aquele que busca o autoconhecimento e que demonstra equilíbrio e sabedoria.

Eduardo Sehnem Ferro - Controller do escritório Giovani Duarte Oliveira Advogados Associados. Contador inscrito no CRC SC-028265/O- 7, Pós-graduado em Docência do Ensino Superior.


TEXTO: EDUARDO SEHNEM FERRO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança