• Estacionamento rotativo volta a funcionar em Criciúma

    Sistema retornou nesta segunda-feira (20), atendendo aos pedidos de comerciantes e motoristas. Monitores passaram por treinamentos durante a última semana

Estacionamento rotativo volta a funcionar em Criciúma

20 Mar, 2017 15:55:40 - Geral

Criciúma (SC)

O estacionamento rotativo de Criciúma voltou a funcionar nesta segunda-feira (20). Reivindicado por comerciantes e motoristas que circulam pela região central da cidade, o sistema será fiscalizado pela Prefeitura de Criciúma, por intermédio da Autarquia de Segurança, Trânsito e Transporte de Criciúma (ASTC), de segunda-feira a sexta-feira, das 8h às 18h, e aos sábados, das 8h às 12h. Para estacionar em uma das vagas correspondestes a área azul, será cobrado R$ 2 por hora, podendo permanecer duas horas em cada local.

Os 35 monitores do Criciúma Rotativo, contratados para vender os bilhetes do sistema e advertir os condutores, supervisionam 630 vagas em 12 ruas. “Os monitores já passaram por treinamentos na última semana, realizando abordagens, tirando dúvidas e aprendendo a preencher os bilhetes. Enquanto isso, os agentes de trânsito também estiveram nas ruas orientando os motoristas sobre o início do rotativo”, relata o coordenador do Criciúma Rotativo, Frank Bez Fontana.

De acordo com o presidente da Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL) de Criciúma, Gelson Philippi, o estacionamento rotativo aumenta o número de pessoas circulando pelo Centro. “Com a rotatividade das vagas, mais consumidores poderão ir para a região central, pois terão onde deixar seus veículos. A falta do sistema era uma reclamação entre os comerciantes, já que muitas pessoas não saem de casa se não for de carro. A volta do estacionamento rotativo trará uma perspectiva maior de vendas”, afirma Philippi.

Os motoristas devem procurar os monitores para adquirir os tickets do estacionamento. “Se o condutor não realizar a compra do bilhete ou exceder o tempo permitido na mesma vaga, estará sujeito às penalidades previstas no Código de Trânsito Brasileiro (CTB). O monitor sinalizará o veículo e os agentes de trânsito farão a autuação. É uma infração grave, com multa de R$ 195,23 e cinco pontos na carteira, além de medida administrativa, tendo o carro removido”, ressalta o presidente da ASTC, Gustavo Medeiros.

Os monitores foram contratados de forma temporária e emergencial, por até 90 dias, enquanto o edital do processo seletivo é elaborado. Após ser lançado, os interessados poderão se inscrever e, assim que selecionados, substituirão os contratados provisoriamente. Os profissionais contratados por meio de processo seletivo terão vínculo de 12 meses, podendo ser prorrogado por mais um ano, dependendo da necessidade. O antigo controle de estacionamento rotativo de Criciúma está suspenso por conta de um processo judicial em trâmite no Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC).


Confira as ruas do estacionamento rotativo:

Avenida Getúlio Vargas
Rua João Pessoa
Rua Lauro Müller
Rua Barão do Rio Branco
Rua Engenheiro Fiúza da Rocha
Rua Santo Antônio
Travessa Boa Nova
Rua Marechal Floriano Peixoto
Rua Coronel Marcos Rovaris
Rua Rui Barbosa
Rua Tiradentes
Rua Seis de Janeiro

TEXTO/ASSESSORIA DE CRICIÚMA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE