• Especialista alerta sobre os sintomas da fibromialgia

Especialista alerta sobre os sintomas da fibromialgia

08 Nov, 2016 10:46:15 - Geral

Chapecó (SC)

A Fibromialgia está entre as doenças reumatológicas mais frequentes. É caracterizada por dor muscular generalizada no corpo acompanhada por sintomas de fadiga e alterações de sono, memória e humor. Pessoas mais tensas, sedentárias e com estilo de vida agitado são as mais propensas a desenvolver o problema.

O médico ortopedista e traumatologista Joaquim Reichmann explica que os sintomas podem começar após um trauma físico, uma cirurgia, uma infecção ou uma tensão psicológica significativa. Em alguns casos não é possível determinar os fatos geradores.

O médico explica que a fibromialgia, também chamada de fibrose, é bastante complexa, e tem merecido especial atenção devido à sua alta incidência na população, principalmente entre as mulheres no período próximo da menopausa. Elas têm chances 10 vezes maior a desenvolver a doença quando comparadas aos homens. Vários mecanismos estão associados ao seu aparecimento como alteração hormonal, tensão emocional e stress, perturbação no mecanismo do sono, entre outros.

A doença se manifesta com dores localizadas em vários pontos do corpo, espontaneamente, ou por meio de simples compressão local. Os pontos musculares são os mais sensíveis, predominando pescoço, costas, braços e coxas. “Estes pontos podem doer após a prática de exercício físico, durante a noite interrompendo o sono, em situações de tensão e angústia ou até mesmo durante repousos prolongados”, esclarece. 

Reichmann lembra que pessoas com este tipo de enfermidade precisam adequar-se a um estilo de vida mais tranquilo e equilibrado, que envolve a prática de esportes e, principalmente evitar a automedicação – um problema sério para quem sofre de fibromialgia. “Se o tratamento é prescrito para um paciente, ele jamais deve ser utilizado por outra pessoa, pois cada caso é um caso e somente o especialista saberá indicar o tratamento ideal para os sinais e sintomas de cada paciente", complementa.

Exames laboratoriais são realizados e estudos mostram alterações no ritmo do sono. É uma doença de difícil tratamento, exigindo intervenção de profissionais como fisioterapeutas, fisiatras, entre outros. 
De acordo com Reichmann, o tratamento para a fibromialgia é feito com relaxante muscular, analgésicos, antiinflamatórios e antidepressivos. A prática da fisioterapia, também é uma forma de tratamento eficaz. Com o tratamento fisioterápico é realizado a termoterapia, por meio do ultrassom, Tens (transcutaneous eletric nerve stimulation) e ondas curtas.

É usada também, a cinesioterapia que consiste de alguns tipos de ginástica, além de uma orientação de reeducação da postura. O médico explica ainda que a palavra polimialgia, isoladamente, apenas indica dor em vários grupos musculares, sem caracterizar uma doença em especial.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE