• Espaço evidencia experiência do Comitê Urussanga

Espaço evidencia experiência do Comitê Urussanga

20 Mar, 2018 11:10:26 - Geral

Urussanga (SC)

O mundo está com os olhos voltados à Brasília com o anseio de compartilhar as águas. É na Capital do Brasil que está acontecendo o 8º Fórum Mundial da Água, evento que reúne discussões, sessões, experiências e membros de governos de diversos países até o dia 23 de março. Santa Catarina possui apenas dois representantes, sendo um deles o Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga.

Entre 60 contemplados em nível internacional, o órgão foi selecionado para expor na Feira Vila Cidadã, aberta gratuitamente ao público, local que receberá mais de 40 mil visitantes até o final do evento. O estande do Comitê Urussanga apresenta o trabalho "Estratégias de Articulação, Mobilização e Comunicação na Bacia do Rio Urussanga, Extremo Sul Catarinense, Região Hidrográfica de Atlântico Sul - 2012 a 2016".

Participam do evento representando o órgão as profissionais Cenilda Maria Mazzucco e Rose Maria Adami. Além disso, prestigiam as atividades a diretora do Samae de Cocal do Sul, Carla Possamai Della, que também é a presidente do Comitê Urussanga, e a vice-prefeita de Cocal do Sul, Cirlene Scarpato.

Ao longo desta segunda-feira, dia 19, o grupo do Comitê Urussanga prestigiou a abertura oficial com a presença de chefes de Estado, receberam dezenas de visitantes no estande, visitaram os espaços de países como França, Portugal, Coréia do Sul, Japão, Angola, entre outros, e participaram de discussões temáticas sobre saneamento, gestão dos recursos hídricos e educação ambiental com os maiores especialistas do mundo sobre água. Este Fórum acontece a cada três anos e é uma iniciativa do Conselho Mundial da Água. O Brasil é o primeiro país do Hemisfério Sul a sediar uma edição do evento.


EXPERIÊNCIA

O trabalho desenvolvido no Comitê da Bacia do Rio Urussanga contemplou ações envolvendo plano de comunicação, visitas técnicas aos municípios da bacia hidrográfica, atividades de educação ambiental, organização de eventos e campanha de cadastro de usuários de recursos hídricos com a finalidade de buscar a participação dos gestores públicos e lideranças dos municípios inseridos na bacia e desencadear a gestão de recursos hídricos de forma integrada e participativa.

As ações, realizadas entre 2012 e 2016, foram coordenadas pela consultora técnica Cenilda Maria Mazzucco e desenvolvidas pela jornalista Eliana Maria Maccari, na assessoria de imprensa, engenheira ambiental Helen Becker Feltrin, na coordenação da campanha de cadastro, Rose Maria Adami, na coordenação de educação ambiental, e contou com o apoio dos auxiliares administrativos, José Elson Bittencourt e Marlene Zannin.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE