• Esgoto transborda diariamente em caixa coletora do Antônio Lima

    Além disso, o esgoto não recebe nenhum tipo de tratamento e escorre em meio a vegetação gerando riscos para moradores do Lima e loteamentos vizinhos

Esgoto transborda diariamente em caixa coletora do Antônio Lima

23 Abr, 2018 14:41:20 - Geral

Içara (SC)

O sistema de coleta de esgoto do bairro Antônio Lima é outro problema enfrentado pela comunidade. As caixas coletoras que recebem todo o esgoto da localidade tem servido como fossas gigantes sem nenhum tratamento, além da falta de manutenção. A caixa que fica no final da rua Manoel Zabot extravasa todos os dias fazendo com que o esgoto escorra a céu aberto provocando mau cheiro e risco à saúde de moradores do Lima, como é conhecido, e até comunidades vizinhas, como os moradores de um novo loteamento na rua Tanara Monteiro de Oliveira no Mareli.

Na foto aérea é possível entender melhor o problema. A caixa coletora fica no retângulo vermelho. As setas vermelhas indicam a descida com a inclinação do terreno para onde escorre o esgoto. A linha vermelha, por sua vez, indica o córrego que deveria ser de água limpa, porém se transformou numa extensão do esgoto do Loteamento Antônio Lima passando por dentro de um loteamento vizinho na rua Tanara Monteiro de Oliveira no Loteamento Mareli. As linhas azuis são as ruas das Orquídeas e Manoel Zabot onde estão os moradores afetados. Já o quadrado verde mostra a creche que ainda não foi inaugurada e está há cerca de 70 metros do local.


O mau cheiro é diário e se agrava em dias de sol forte. Os moradores da rua das Orquídeas e da rua Manoel Zabot relatam que em alguns dias eles não conseguem nem se alimentar direito por causa do mau cheiro.  “No dia da eleição eles vêm aqui igual uns coitadinhos. Mas, depois nos abandonam completamente”, desabafou a moradora Ariana Rodrigues. “Além disso é um risco grande pois o local é muito perigoso e tem crianças brincando aqui perto todos os dias”, completou a moradora Morgana Ferreira Pagani.

O portal Oiçara foi até o local e fotografou o entorno da caixa coletora. No lado contrário, para onde corre o esgoto que transborda da caixa coletora, existe uma erosão com um buracos enormes. Um deles chega a medir aproximadamente cinco metros de profundidade e o outro não foi nem possível medir em razão de sua extensão. “Esse buraco está aumentando cada vez mais. Ele não tinha esse tamanho há alguns meses. E já está chegando perto da caixa. Daqui há pouco estoura e escorre tudo morro abaixo”, comentou o morador Messias Medeiros dos Santos.


Outro problema identificado foi a existência um tubo de concreto que passa ao lado da caixa coletora. Ele desemboca no mesmo local onde está ocorrendo a erosão e para onde escorre o esgoto que transborda na caixa. Foi flagrado também a existência de esgoto escorrendo por este tubo e sendo despejado na natureza dolosamente. O que não foi possível apurar é se esse esgoto também está saindo da caixa ou se são ligações clandestinas de moradores na rede pluvial. De qualquer forma, o esgoto que escorre por ele se junta ao córrego que leva até o Loteamento Mareli.


O gerente da Casan, Acioni da Silva, reconheceu que o problema é grave, mas informou que a responsabilidade é da prefeitura. “Como o nosso contrato está terminando não podemos fazer nenhum investimento sem o contrato de programa que é a garantia que a Casan vai ter que vai continuar operando o sistema por alguns anos. Temos que justificar isso ao Tribunal de Contas (TCE)”, informou. “O certo ali é puxar o esgoto das duas caixas coletoras e ligar na rede de esgoto que passa na rua Procópio Lima. Mas, essa responsabilidade hoje é da prefeitura e não nossa”, completou.

TEXTO E FOTO/OIÇARA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE