• Escritoras de Içara lançam o “Eco de Duas Vozes- Lendas e Folclore-II

    Sessão de autógrafos está marcada para manhã, às 19 horas, na Câmara de Vereadores

Escritoras de Içara lançam o “Eco de Duas Vozes- Lendas e Folclore-II

07 Jun, 2016 00:00:00 - Variedades

Içara (SC)


Lendas e mitos da cultura açoriana ainda não vistas estão registradas no livro “Eco de Duas Vozes II- Lenda & Folclore”, das escritoras içarenses, Elza de Mello Fernandes e Maria de Fátima Pavei. Com o apoio da Administração Municipal de Içara e da vereadora Edna Benedet da Silva, que criou a Lei de Incentivo ao Livro e à Cultura, a obra será lançada amanhã, quarta-feira, às 19 horas, na Câmara de Vereadores de Içara. 

 

“O livro é sempre importante, ainda mais com um tema que conseguiremos trabalhar pedagogicamente nas instituições de ensino da nossa cidade. Outro fato é a valorização dos nossos escritores da terra, é um orgulho poder ver que uma obra tão especial saia daqui e contribuirá muito com a nossa cidade”, coloca a secretária de Educação Jaqueline dos Santos.

 

A ideia de escrever surgiu por meio de um Simpósio do Núcleo de Estudos Açorianos (Nea), em Florianópolis, onde segundo a escritora Elza de Mello, foi realizado uma peça teatral sobre as lendas da Ilha da Magia. “Ao final nos convidaram para integrar a Comissão Catarinense de Folclore e com isso, começamos a pensar em registrar também o nosso folclore, porque a oralidade aos pouco vai embora. Se não deixarmos um registro desaparece”, considera a escritora. Ela ainda conta que durante suas pesquisas conversou com algumas pessoas, dentre elas, um guardião indígena. “Ele falou sobre as suas crenças e estas histórias ficaram guardadas. Algumas delas resolvi colocar no livro”, revela Elza.

 

Por outro lado, Maria de Fátima retrata lendas urbanas por meio de crônicas. “Inseri versos dentro de cada crônica. É um livro que pode ser lido nas escolas como também nas horas de lazer. Revestido de saudades, ele se propõe a recordar a luta de nossos ancestrais em uma terra distante de nossas raízes”, comenta.

 

Para homenagear as escritoras, durante o lançamento estudantes do quarto ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental São Rafael da Terceira Linha, irão interpretar o conto Crianças da Noite da escritora Elza de Mello e os alunos do quinto ano, declamarão o poema Urussanga da escritora Maria de Fátima.

 

Interessados em adquirir a obra podem encontrá-la em livrarias de Içara e de Criciúma pelo valor de R$30,00.

 

Saiba mais

Em 2010, Elza e Maria de Fátima lançaram o “Eco de Duas Vozes - Verso &Prosa - Guia da Nova Ortografia”, pensando na mudança da ortografia. “Escrevemos porque amamos a literatura, fruto de nosso amor pela educação. Somos professoras, mestras em Ciências da Linguagem, e daremos continuidade no terceiro, quarto e tantos outros livros vierem. Nossa ideia é de levar para as escolas um ensinamento alegre e sábio voltado para a educação nos motiva e acreditamos que a nossa cidade merece”, finaliza Maria de Fátima.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE