• Escoteiros de Siderópolis realizam ações em prol ao Meio Ambiente

Escoteiros de Siderópolis realizam ações em prol ao Meio Ambiente

11 Jun, 2018 16:16:01 - Variedades

Siderópolis (SC)

A sexta lei escoteira diz que o escoteiro é amigo dos animais e das plantas, é dever do escoteiro cuidar, preservar e respeitar a natureza e o meio ambiente. É isso que o Grupo Escoteiro Aguaí de Siderópolis faz durante todo o ano e fez no último sábado, 09, dia do 27º Mutirão Nacional Escoteiro de Ação Ecológica (MutECO).

Grupos de escoteiros de todo o mundo realizam essas atividades para conquistar distintivos e enaltecer seu compromisso com o meio ambiente local, além da conquista de méritos nacionais e internacionais.

Todos os ramos de lobinhos a pioneiros de Siderópolis trabalharam firme em prol ao Meio Ambiente, realizando atividades de ação ecológica. O ramo lobinho fez a recuperação de matas ciliares e áreas degradadas com o plantio de mais de 100 árvores nativas às margens do alto rio Fiorita.

Esta ação foi patrocinada pela Carbonífera Metropolitana e abraçada pelos proprietários dos terrenos, Mazinho Santos e Luis Leandro Rossa que disponibilizaram seus espaços para que o plantio pudesse acontecer.

“O rio Fiorita é expressivamente degradado por um histórico de mineração de carvão em décadas anteriores e, participar da conservação de seus trechos de cabeceiras foi um prazer pra nós”, contou a chefe do ramo lobo, Vania Diogo Patrício.


ESCOTEIROS

O ramo escoteiro realizou uma atividade de grande repercussão no MutECO do ano passado e também mostrou ser sucesso este ano.  Os escoteiros fizeram a troca de mudas de árvores frutíferas nativas por alimentos não perecíveis na cidade.

Aproximadamente 200 mudas foram espalhadas pela área urbana de Siderópolis e, muitos quilos de alimento serão doados às famílias carentes da cidade.

Esta ação foi patrocinada pela SATC Educação e Tecnologia, empresas Engie de Capivari de Baixo e a Universidade do Extremo Sul Catarinense (UNESC) que fizeram a doação das mudas.

SENIOR

Já o ramo sênior realizou o plantio de árvores frutíferas nativas e a limpeza de pontos turísticos naturais de Siderópolis como, cachoeira do Bianchini, cachoeira do rio Manin, Balneário Mario Portão e Gruta Nossa Senhora Rainha do Universo.

“Agradecimentos especiais às Empresas Rio Deserto, Sempre Alerta a ajudar em projetos ambientais, patrocinadora desta ação. Nosso muito obrigado também à Fundação do Meio Ambiente de Siderópolis (famsid) por todo o suporte ao longo do planejamento e execução do MutECO2018”, agradeceu o chefe do ramo sênior, Caio Feltrin.

O QUE É O MUTECO?

O MutECO é executado no mês de junho, concomitante à semana do Meio Ambiente, com o objetivo de grandes ações ecológicas à execução dos escoteiros, que têm a natureza como prioridade.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal