• Escorpiões são encontrados na Vila Beatriz em Maracajá

Escorpiões são encontrados na Vila Beatriz em Maracajá

03 Ago, 2017 15:02:05 - Geral

Maracajá (SC)

As autoridades sanitárias de Maracajá estão alertando a comunidade para necessidade de cuidados em relação a escorpiões. Dois exemplares foram localizados nesta semana no bairro Vila Beatriz e foram encaminhados ao Laboratório Central do Estado (Lacen) para identificação oficial.

Os escorpiões são animais parentes das aranhas e conforme a literatura não são agressivos, e os acidentes ocorrem geralmente por distração da vítima, ao calçar sapato com o animal dentro, virar troncos sem luvas, ou pisar em terrenos propícios, sem a devida proteção. É preciso cuidado, portanto, em terrenos baldios ou habitados com restos de madeira ou material de construção.

No campo os escorpiões vivem sob as cascas das arvores, cupinzeiros, barrancos e troncos apodrecidos. Dentro das casas são encontrados em lugares escuros e úmidos(buracos e frestas nas paredes, muros, rodapés soltos e forros de madeira). Os escorpiões se alimentam de aranhas e insetos(baratas, grilos, cupins entre outros). Para caçá-los, eles se utilizam das grandes pinças e do veneno que trazem na ponta da cauda.

Em caso de acidente, leve a vítima imediatamente ao hospital mais próximo para receber o soro apropriado. Se possível leve o escorpião para identificação. Isso facilitará na hora do atendimento. Para coletar o escorpião utilize um graveto ou uma pá de lixo para empurrar o animal para dentro de um vasilhame. Informe a unidade de saúde mais próxima caso encontre algum escorpião.

Medidas de Prevenção:

- Evite acumular lixo e entulho perto de casa;
- Tape as frestas e buracos das paredes;
- Sacuda sapatos e roupas antes de usá-los;
- Não guarde objetos embaixo das camas;
- Afaste as camas das paredes;
- Manuseie com cuidado telhas e tijolos acumulados;
- Atenção ao pegar lenhas ou quando estiver capinando;
- Use botas quando estiver trabalhando pisando em folhas, capim seco e úmido;
- Cuidado ao trabalhar com carregamentos de lenha, madeira tijolos e telhas;
- Preserve os sapos: eles são predadores naturais dos escorpiões;

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE