• Escolas seguem o Plano de Contingência para Educação em Urussanga

    Técnicos do Plano de Contingência Municipal para Educação (Plancon Edu), vistoriaram as escolas da Rede Municipal de Educação.

Escolas seguem o Plano de Contingência para Educação em Urussanga

15 Mar, 2021 16:58:05 - Educação

Urussanga (SC)

Na última semana, com o objetivo de acompanhar a execução, técnicos do Plano de Contingência Municipal para Educação (Plancon Edu), vistoriaram as escolas da Rede Municipal de Educação. O Plancon Edu tem o objetivo de preparar as instituições de ensino para o retorno às aulas presenciais em Santa Catarina em função da Pandemia da Covid 19.

O Plano estipula diretrizes sanitárias, pedagógicas, transporte, alimentação, gestão de pessoas, informação e comunicação. Da mesma forma descreve metodologias para o treinamento, capacitação e finanças.

Este documento é composto por oito diretrizes de ações operacionais. Contém um Caderno de Apoio com perguntas e respostas que subsidiam a elaboração do Plano, e um Tutorial de Metodologias Ativas para Contextos Extremos a fim de auxiliar os professores em suas atividades pedagógicas.

Nesta vistoria, iniciou-se na sede da Secretaria Municipal de Educação com um diálogo e briefing acerca das atividades pedagógicas presenciais e situação epidemiológica de professores e alunos.


Em seguida, as vistorias ocorreram em unidades educacionais do município, que revelou uma situação tranquilizante diante de um cenário pandêmico, observou o coordenador da Defesa Civil da região da carbonífera Rosinei da Silveira: “a percepção de riscos, a resiliência e a autoproteção e a proteção comunitária são os componentes educacionais do atual momento, devidamente experimentados pelos atores sociais da escola e revelando novas ecologias de aprendizagem”

A secretaria de Educação Janea Possamai salienta que o Plano já está implantado, e com ótimos resultados, neste primeiro momento. Devemos continuar as medidas preventivas, para não propagação do vírus: “as visitas de fiscalização são importantes para verificar o comprimento das adequações sanitárias, contidas no documento de cada Unidade Escolar. Temos regramentos seguros nas escolas, mas todos devem colaborar para essa segurança. Evitar aglomerações, manter o distanciamento, usar máscara corretamente e higienizar as mãos.  São importantes atitudes que evitam a disseminação do Covid -19”, finaliza Janea.

Participaram da atividade, a Coordenadoria Regional de Proteção e Defesa Civil, Secretaria Municipal de Educação, Defesa Civil Municipal e Vigilância Sanitária.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE