• Escolas recebem apresentação do Terno de Reis

Escolas recebem apresentação do Terno de Reis

19 Out, 2017 16:37:44 - Geral

Morro da Fumaça (SC)

Os alunos de nove escolas municipais de Morro da Fumaça foram surpreendidos com a apresentação do Terno de Reis realizado pela Associação Cultural de Terno de Reis São Sebastião. A iniciativa fez parte do projeto “Cultura na Escola”, promovido pela Secretaria do Sistema Educacional em parceria com a Associação que, durante o mês de novembro, mesclou momentos de lazer e o resgate da tradição açoriana para o conhecimento dos estudantes.

O José Carlos Campos comandou o grupo que fez a apresentação nas escolas, e conta que foi gratificante ver a expressão de felicidade dos professores, colaboradores e os alunos. “Contamos a história da tradição açoriana, do nosso grupo e mostramos como está nos dias atuais. Foi muito bom ver as crianças gostando e aplaudindo as apresentações que nunca tinham visto. Esse é o nosso objetivo, levar alegria para o povo”, descreve o Campos, que preside a Associação Cultural de Terno de Reis São Sebastião.

A diretora da escola Pietro Maccari, Carla Recco, acompanhou uma das apresentações e diz que a presença do grupo mudou a rotina da escola e tornou o dia mais festivo e alegre. “As crianças são muito espontâneas. Quando elas não gostam de algo, não se concentram e fazem barulho. No dia da apresentação foi um silêncio total. Elas ficaram fascinadas com as histórias, as músicas e aplaudiram muito no final da apresentação”, conta a diretora da escola que possui mais de 500 alunos da educação infantil, séries iniciais e o ensino fundamental.

Cinco décadas de história

A Associação Cultural de Terno de Reis São Sebastião de Morro da Fumaça possui 50 anos de história, sendo que há 35 anos é presidida pelo José Carlos Campos. “O meu pai, o Zequinha Campos, fundou esta associação com os nove filhos. Cantar e tocar instrumentos musicais sempre foram uma diversão para mim e meus irmãos. Além de nos fazer bem, torna a vida das pessoas mais feliz e leve”, disse.

Apesar do Dia de Reis ser celebrado no dia 6 de janeiro que, segundo a tradição cristã, seria aquele em que Jesus Cristo recém-nascido recebera a visita dos reis magos, o Campos conta que a Associação faz apresentação durante o ano todo. “Para dar conta de visitar as casas, começamos as apresentações já no mês de novembro. Só que pra gente não tem mistério, estamos disponíveis para cantar durante o ano todo”, comenta. Hoje a Associação Cultural de Terno de Reis São Sebastião conta com a participação de Ademar Bertan, Agostinho, Cristina, José Idalina (popular bigorna), Jessé Aguiar, além dos quatro filhos de Zequinha, o fundador do grupo: Agenor Campos, Manuel Campos, Nelson Campos e José Carlos Campos.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança