• Escolas municipais de Forquilhinha recebem aulas de robótica pela Satc

Escolas municipais de Forquilhinha recebem aulas de robótica pela Satc

20 Nov, 2018 17:35:38 - Educação

Forquilhinha (SC)

Concentração, criatividade e disciplina são habilidades desenvolvidas pelos estudantes da Escola de Educação Básica (EEB) Waldemar Casagrande, em Forquilhinha, após a implantação das aulas de Robótica Educacional. O projeto iniciou em três escolas, com iniciativa da Secretaria Municipal de Educação em parceria com a Satc.

A prática atualmente é um auxílio para o projeto Mais Educação, que integra crianças com dificuldades de aprendizado. “As aulas foram uma novidade e vieram para agregar no desenvolvimento das crianças. Eles experimentam construções e aprendem a observar e analisar”, conta a diretora da escola Marileia Preis de Faveri.

Ela acrescenta que as crianças passaram a ter censo crítico na resolução de problemas. “As aulas ajudarão futuramente os alunos na área de trabalho e atualmente auxiliam nas aulas de Matemática”, afirma Marileia.

O projeto permite aos alunos criarem montagens com a própria imaginação. “Nós trabalhamos com três tipos de materiais. Em dois eles precisam realizar a programação do robô para dar movimento”, explica o professor do projeto Eduardo Tinelli. Os materiais utilizados nas aulas são: Atto Educacional KTR-10, Lego Wedo 2.0 e o Lego Mindstorms Education Ev3.

Tinelli acredita na importância da aula, por proporcionar aos alunos benefícios como a concentração, coordenação motora, trabalho em equipe, respeito aos colegas e desenvolvimento da criatividade. “A aula de robótica desperta interesse nas crianças a participar ativamente das aulas e retornar aos estudos”, comenta.

O professor completa que, nesse período em que esteve dando aula, percebeu melhoras no comportamento dos alunos e os demais professores reconheceram. “Os alunos ficaram mais envolvidos, questionavam e conversavam”, reforça Tinelli.

Envolvimento dos alunos

“Nós aprendemos sobre a robótica e a evoluir nessa atividade de construção. Nós fazemos os brinquedos a andarem e falarem e aprendemos a nos concentrar”, comenta Thalyson Fernando de Araújo Teixeira, 10 anos, do 4º ano.

“A aula nos ajuda a ganhar concentração e a aprender muita coisa legal. Quanto mais o professor explica, mais procuramos nos esforçar”, afirma Talita Candéo Elias, 10 anos, do 4º ano.

“Nós aprendemos a fazer robôs e sempre estamos usando peças novas”, destaca Matheus Martins Mateus, 10 anos, do 4º ano.

“O professor sempre põe quem sabe mais com quem sabe menos para que a gente tenha oportunidade de ajudar os colegas”, revela Ana Júllia Nogueira Langer, 10 anos, do 4º ano.

Parceria

As atividades encerram no próximo dia 30 de novembro, com pretensão de dar continuidade no próximo ano e expandir para as demais escolas do município. “Com a expansão do projeto em 2019, os professores da rede municipal de Forquilhinha estarão sendo treinados para auxiliar as crianças nas aulas de robótica”, destaca Jucele Martins da Silva Coelho, coordenadora da Escola de Talentos Satc.

A robótica educacional é uma ferramenta de ampliação do conhecimento, de aprender através de experiências e desafios sendo capaz de enriquecer o processo educacional. “A sociedade evoluiu em termos tecnológicos, são transformações culturais que precisam ser aprendidas pelos estudantes para formação de novas competências cognitivas. Neste sentido a robótica é uma atividade que proporciona aos alunos a possibilidade de vivenciar experiências, que até o momento só eram possíveis no campo teórico”, afirma a secretária de Educação de Forquilhinha, Sonia Silveira Gonçalves.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança