• Escolas Municipais aderem à conscientização de deficiência

Escolas Municipais aderem à conscientização de deficiência

29 Ago, 2019 14:45:19 - Variedades

Içara (SC)

Exames essenciais, como o teste do pézinho e da linguinha, realizados com recém-nascidos são decisivos para prevenção e identificação de possíveis deficiências. Com esse intuito, o Governo de Içara, por meio da Secretaria Municipal de Educação Ciência e Tecnologia, envolveu a participação das Escolas Municipais Maria Arlete Lodetti e Paulo Rizzieri na caminhada dedicada ao “Agosto Laranja”, promovida pela Apae de Içara.

A ação, realizada na manhã desta quinta-feira, dia 29, fez parte de um conjunto de atividades para lembrar a Semana da Deficiência Intelectual e Múltipla, que se concentrou entre os dias 21 e 28 de agosto.  “Não é possível prevenir a síndrome, mas sim a deficiência, com esse objetivo nós trabalhamos a questão da prevenção com palestras e enfatizamos essas atividades no mês de agosto pela semana da deficiência”, salientou a psicóloga da Apae, Jadna Milioli.

O percurso iniciou em frente às dependências da Apae e seguiu em direção a Rua Marcos Rovaris, finalizando na Praça da Matriz São Donato. “É uma iniciativa muito importante da Apae e a parceria com nossas escolas para demonstrar para a população, por meio de nossos adolescentes que a prevenção deve começar sedo”, reforçou a coordenadora pedagógica da escola Paulo Rizzieri, Silvana Zaccaron dos Santos. “É uma forma de levar aos nossos alunos o conhecimento sobre a prevenção das deficiências”, completou a diretora da escola Maria Arlete Lodetti, Gabriela Biela.

De acordo com a coordenadora de Educação Especial da Secretaria de Educação, Marlene Casagrande, o trabalho é evidenciado em agosto, mas o olhar de inclusão é promovido na vida escolar das crianças durante todo o ano. “A Apae esteve visitando algumas de nossas escolas para fortalecer a conscientização através de palestras informativas e hoje culminou com a presença de duas de nossas escolas nos representando no evento, mas o envolvimento se dá em todas as escolas durante todo o processo educativo”, completou.

De acordo com os organizadores o evento contou com a participação de aproximadamente 150 pessoas.   

Lei do “Agosto Laranja” em Içara

A Lei número 4138, foi publicada e sancionada pelo prefeito Murialdo Canto Gastaldon em  19 de dezembro de 2017, instituindo na cidade de Içara o “Agosto Laranja” para realização de ações de conscientização e prevenção às deficiências. As atividades visam o desenvolvimento de conteúdos sobre as necessidades especificas e de políticas públicas no sentido de promover a inclusão social desse segmento populacional, combatendo o preconceito e discriminação. 

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE