• Escolas de Içara se apresentam em festa Açoriana de Porto Belo

Escolas de Içara se apresentam em festa Açoriana de Porto Belo

20 Nov, 2018 13:44:14 - Variedades

Porto Belo (SC)

Porto Belo, no litoral norte de Santa Catarina, realizou no último final de semana a Festa Catarinense de Cultura Açoriana, Açor. Em sua 25ª edição, a festa retrata as manifestações culturais de base açoriana de todo o estado, reunindo uma mostra do que há de mais autêntico no folclore, artesanato, gastronomia e religiosidade.

A cidade de Içara esteve representada no evento por meio do Projeto Etnia na Escola, desenvolvido em algumas escolas do município. A Escola Jose Fernandes Silveira em parceria com escola estadual Salete Scotti dos Santos, apresentou suas coreografias luso-açorianas com o acompanhamento de um grupo de canto com instrumental, a chamada “Tocata".

A coordenadora do projeto Etnia na Escola, Lilian Philippi, ressaltou a importância dessa união entre as escolas na exibição artística apresentada. “Essa união proporcionou a eles uma interação entre as duas escolas e isso leva a valorização da cultura açoriana que destaca a cultura de nossa cidade”, pontuou.

Içara também teve destaque nos estandes da festa onde foram apresentados trabalhos em azulejo, casarios e pinturas em bandô, todos realizados pelo projeto Etnia na Escola, além da participação no desfile étnico. O município também foi representado pela Associação Cultural Açoriana de Içara (Acai).

O Açor é promovido pelo Núcleo de Estudos Açorianos da Universidade Federal de Santa Catarina, grupo que promove o debate a cerca dos costumes e tradições açorianas. Neste ano o grupo completa 25 anos. 

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança