• Escola será inaugurada neste sábado em Maracajá

Escola será inaugurada neste sábado em Maracajá

09 Ago, 2018 15:41:55 - Esporte

Maracajá (SC)

A educação de Maracajá está dando mais um passo avantajado em direção à qualidade do serviço prestado à comunidade, com a inauguração, neste sábado (11) da nova sede da Escola de Educação Básica Municipal Encruzo do Barro Vermelho. O ato solene está marcado para 14h e em seguida a comunidade escolar realiza sua tradicional "Festa da Família", confraternizando alunos, pais, professores e servidores da instituição.

As diferenças de concepções arquitetônicas e dos lapsos de tempo ficam evidentes ao se comparar os prédios das duas escolas, que abrigam os mesmos 150 alunos. Na primeira, que tem história que remonta a 1947 a comunidade escolar do Encruzo do Barro Vermelho utilizava 368m2. Na nova são quase 900m2 em projeto no padrão FNDE (Fundo Nacional do Desenvolvimento da Educação).

São seis salas de aulas arejadas, bem iluminadas e com dimensões adequadas à demanda da escola. Além das salas de aulas que já estão sendo utilizadas pelos alunos e professores, a unidade conta com todas as dependências administrativas e técnicas e, ainda, uma área de convivência para onde convergem as demais edificações como cozinha, banheiros, secretaria, apoio pedagógico, entre outras.

A Ordem de Serviço para execução da obra foi entregue à construtora contratada por concorrência pública no final de abril de 2015 e o prazo estimado para conclusão era de dez meses. O principal motivo para o atraso na conclusão das obras foram incompatibilidades do projeto padrão do FNDE com a realidade local e legislação de prevenção a incêndios.

Pelo projeto as esquadrias das janelas seriam de ferro, enquanto na região é mais apropriado o uso de esquadrias de alumínio, informam os técnicos da administração municipal. O sistema de prevenção contra incêndios eram incompatíveis com as normas do Corpo de Bombeiros Militar, assim como o sistema de pára-raios. Apesar de se responsabilizar pela diferença de valores a maior, foi preciso a administração municipal aguardar aprovação do governo às mudanças.

O prefeito de Maracajá, Arlindo Rocha, nesta quinta-feira (9) visitou mais uma vez a escola do Encruzo do Barro Vermelho e se certificou que todos os preparativos foram tomados. Os alunos já têm aulas no local desde o retorno do recesso escolar na última semana de julho. "É muito gratificante entregar uma obra desta importância a estas crianças, à comunidade escolar e, sobretudo, à educação de nosso município", disse o prefeito.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE