• Escola de Gestores da Unesc realiza conferência internacional

    Evento contou com palestra do professor doutor Luciano Rodrigues Marcelino

Escola de Gestores da Unesc realiza conferência internacional

29 Ago, 2018 10:12:15 - Educação

Florianópolis (SC)

A Escola de Gestores da Unesc realizou, na tarde desta terça-feira (28/8), uma conferência internacional com o tema “Gestão Universitária no Contexto das IES Comunitárias”. O encontro, que reuniu gestores dos mais diversos setores da Universidade, foi ministrado pelo professor doutor Luciano Rodrigues Marcelino, no Auditório Edson Rodrigues.

Com o espaço cheio de lideranças interessadas em colocar em prática novos ensinamentos, a palestra levantou informações sobre de que forma experiências realizadas pelo mundo todo podem contribuir com as universidades comunitárias catarinenses.

Entre os assuntos abordados estiveram as principais transformações no processo de ensino aprendizagem no mundo, o papel da pesquisa na perspectiva do impacto, da relevância e da pertinência, a nova perspectiva da extensão universitária e o compromisso com relação aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) das Nações Unidas.

“Fontes de luz”

Conforme Luciano, em tempos de crise em que as universidades são constantemente apontadas como fontes de luz e esperança de mudança pela comunidade, o papel desempenhado pelas instituições precisa ser de promotoras de desenvolvimento. “A universidade deve ser a grande protagonista desse processo. Ela pode fazer isso congregando talentos, conhecimentos, esforços e sinergias em prol do desenvolvimento sustentável, que é a bandeira das Universidades Comunitárias em sua essência”, explicou.

Grandes desafios

Para a coordenadora da Escola de Gestores (Egest), Maria Aparecida da Silva Mello, mais uma vez o setor cumpriu seu papel oferecendo aos gestores da Universidade, coordenadores de curso, adjuntos, membros do Núcleo Docente, gestores de setores, entre outros, uma oportunidade de discutir a função da gestão no contexto da Universidade. “Todos nós sabemos dos desafios que estão postos e o quanto precisamos estar nos capacitando permanentemente para dar conta e trazer bons resultados”, comentou.

Sob o ponto de vista da reitora da Unesc, Luciane Ceretta, reunir tantos gestores para discutir o assunto e compartilhar experiências com um profissional capacitado como o doutor Luciano é uma forma de se preparar para os desafios vividos constantemente em cada um dos setores. “E esse desafio de fazer gestão em uma Universidade como a nossa não é só do corpo que está lá na reitoria e, sim, de todos que fazem a Universidade acontecer nos seus diferentes lugares. Nós não somos o que somos e não seremos aquilo que queremos ainda ser, se não estivermos juntos, fortes refletindo o momento que nos encontramos, os desafios que estão postos e o que podemos fazer para evoluir sempre”, explanou.

De acordo com a reitora, cada um dos convidados para o evento ocupa um espaço importante em seu setor e o faz realmente pela vontade de realizar uma boa gestão. “Justamente por isso precisamos, de fato, discutir, compreender como é que estão as outras instituições, quais são os desafios que o cenário nacional e internacional nos apresenta e por onde podemos andar para novos caminhos. Temos esse desejo e uma equipe engajada para realizar, então a experiência trazida é algo muito significativo e que rende uma bagagem de muito conhecimento”, completou.

Participaram ainda da palestra o vice-reitor Daniel Preve, a pró-reitora Acadêmica, Indianara Reynaud Toreti, e o pró-reitor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional, Thiago Fabris.

Ao longo da tarde o professor doutor Luciano Rodrigues Marcelino conheceu a estrutura da Unesc e visitou o Gabinete da Reitoria.

O palestrante

Marcelino é professor, mentoring e membro do Conselho da Iglu (Instituto de Gestão e Liderança Universitária) da OUI (Organização Universitária Interamericana). Também é pós-doutorando em Modelos de Governança e Estratégias Universitárias e de Redes de Educação Superior na América Latina e Caribe, no Inpeau (Instituto de Pesquisas e Estudos em Administração Universitária) da UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina) e da UTPL (Universidad Técnica Particular de Loja), do Equador.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE