• Equipe do HSJosé recebe visita de Engenheiro Científico

Equipe do HSJosé recebe visita de Engenheiro Científico

03 Mai, 2019 14:06:03 - Saúde

Criciúma (SC)

O Serviço de esterilização de materiais do HSJosé recebeu a visita esta semana do Engenheiro de assuntos científicos  e educacionais da América Latina, mestre em engenharia de materiais pela Universidade  Frederico Santa Maria, Willian Leiva, que veio a entidade para conhecer a nova estrutura da entidade que tem apresentado  significativas melhorias ao setor de Esterilização de materiais. O HSJosé foi escolhido para receber a visita do especialista pois possuí uma estrutura exemplo e tem desenvolvido boas práticas em esterilização de materiais.

O especialista apontou o encontro como sendo fundamental, principalmente para conhecer o fluxo do trabalho e suas etapas, bem como a importância de discutir as normativas e boas práticas realizadas. “O Hospital São José está de parabéns pela prática clínica realizada”, comentou Leiva. O fluxo de materiais utilizados é intenso, por mês, cerca de 70 mil itens são esterilizados, por isso a necessidade de constante aperfeiçoamento no setor.

Atualmente o HSJosé tem fluxo cirúrgico de mais de 850 procedimentos de Alta e Média complexidade mensalmente. Para este fluxo, a Central de Materiais Esterilizados – CME; setor que faz a distribuição de material estéril para todo o hospital garante a qualidade e contribuí para a prevenção e controle da infecção hospitalar, funcionar 24h por dia.

O setor totalmente reformado, esta localizado em uma área com 350 metros quadrados. O local é dividido em área de recepção e lavagem, preparo desinfecção, esterilização, estocagem e distribuição de materiais, estando de acordo com o projeto físico funcional recomendado pela legislação vigente.

O que é a CME:

Central de materiais esterilizados – CME, é uma unidade que dá apoio técnico para todas unidades assistenciais de uma instituição de saúde. No local, se faz todo processamento de esterilização dos itens instrumentais para cirurgias ( tesouras, roupas cirúrgicas, etc.);

O processo envolve: a limpeza, preparo do artigo, da carga de esterilização, a esterilização propriamente, a guarda e distribuição dos artigos a todas as unidades que utilizam os itens dentro da Entidade de saúde.

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews