• Equipe de robótica do Sesi Escola recebe Moção de Aplausos

Equipe de robótica do Sesi Escola recebe Moção de Aplausos

28 Mar, 2017 01:17:18 - Política

Criciúma (SC)

A equipe de robótica Os Carvoeiros do Sesi Escola Criciúma recebeu na noite dessa segunda-feira, dia 27, uma Moção de Aplausos na Câmara de Vereadores de Criciúma. A honraria foi destinada aos alunos que desenvolveram uma pesquisa que tinha como foco o cuidado com as abelhas nativas do Brasil no inverno e foi uma proposta da Mesa Diretora do Legislativo. Esta pesquisa recebeu no início deste mês o prêmio de melhor pesquisa do Torneio de Robótica First Lego League, em Blumenau.

Coordenada pelo professor Cléber José Marinho Júnior, a equipe é composta pelos alunos da área de educação tecnológica: Ana Julia Caciatori, Beatriz Dutra e Matheus Fernandes, do 7º ano; Maitê Leopoldino, do 8º ano; Leonardo De Luca e Sabrina Broch, do 9º ano. O torneio tinha como tema Animais Aliados, sendo que a equipe de Criciúma após o estudo de diversos animais e interações com os seres humanos, decidiram pelo auxílio às abelhas, consideradas as polinizadoras mais importantes à reprodução da maior parte das plantas.

Os alunos desenvolveram um aquecedor inteligente para a meliponicultura com objetivo de aquecer a colmeia, dispensando-se o acionamento manual. O equipamento de aquecimento mostrou-se eficiente em épocas de baixas temperaturas e auxiliou na preservação das colônias, favorecendo a população deste tipo de abelhas sem ferrão, o que garantiu o sucesso do projeto. Além do destaque mencionado, a equipe se classificou entre as cinco melhores no Desafio do Robô e no ranking geral, obteve a 6ª colocação, num total de 30 equipes participantes de cinco estados brasileiros.

O presidente Julio Colombo (PSB) enalteceu o trabalho da equipe e parabenizou pelo trabalho desenvolvido na instituição. “Sinto-me muito honrado de estar aqui. Estou em nome da Fiesc. O Sesi tem um trabalho magnífico. Começamos em 1955 no Bairro Próspera e foi a primeira unidade no Estado”, disse Diomício Vidal, presidente da Fiesc Regional/Sul, convidando ainda os parlamentares para conhecerem o local. O professor Cléber José Marinho Júnior falou emocionado sobre o trabalho árduo realizado no local.

Disponibilidade de academias ao ar livre é solicitada


O vereador Salesio Lima (PSD) entrou com requerimento solicitando o número exato de academias ao ar livre instaladas no município de Criciúma. Ele pede a relação completa e atualizada de todas elas com as específicas localizações.


Edil questiona falta de início das obras em Rua do Bairro Cristo Redentor


O vereador Miri Dagostin (PP) entrou com requerimento pedindo informações ao Executivo sobre as razões do não início das obras de pavimentação na Rua Maria Salete de Oliveira, defronte à Abadeus, no Bairro Cristo Redentor. Segundo ele, o Governo do Estado já encaminhou os devidos recursos para a realização destas. A proposição foi aprovada por unanimidade.

 

Atividades dos ‘flanelinhas’ 


Tendo em vista a recente regularização e retorno do sistema rotativo de estacionamento público em Criciúma, há uma preocupação também no que diz respeito à atividade não regulamentada e pouco fiscalizada dos chamados ‘flanelinhas’, provocando recorrentes “dissabores” todos os dias nas ruas da cidade. Em cima disso, o vereador Daniel Freitas (PP) está questionando o Poder Executivo se tem algum estudo para regulamentar esta atividade junto à Delegacia Regional do Trabalho. Ele pede informações se é possível realizar uma campanha de cadastramento dos  ‘flanelinhas’ em parceria com a Delegacia do Trabalho e a Diretoria de Trânsito e Transporte de Criciúma.

 

Em outro pedido, por meio de proposição, o vereador está querendo informações se há a possibilidade de algum programa específico para aumentar a acessibilidade nos terminais de ônibus da cidade. “Nas plataformas do ônibus “amarelinhos”, a segurança dos usuários do sistema é colocada em risco, pois a sinalização do caminho entre a distância do ônibus e a plataforma de embarque / desembarque é precária, impondo muitas dificuldades para os deficientes físicos e visuais e às pessoas com dificuldades motoras”, disse. As duas proposições foram aprovadas por unanimidade.

 

Rede pluvial é solicitada


O vereador Paulo Ferrarezi (PMDB) solicitou, por meio de proposição, informações ao Chefe do Poder Executivo Municipal, que seja informado se há  projeto para pavimentação, instalação da rede pluvial e construção de bocas de lobo nas ruas do Loteamento Jardim Bromélia II - Conjunto Habitacional Vila Nova Esperança, visando à melhoria de infraestrutura e qualidade de vida dos moradores. Em caso afirmativo, ele pede o prazo de início e término das respectivas obras. O requerimento foi aprovado por unanimidade.

 

IPTU 2015 em pauta


O vereador Julio Kaminski (PSDB) está questionando o Executivo se está sendo realizada alguma ação específica na Secretaria da Fazenda para evitar o prejuízo aos munícipes e ao poder público, enquanto ao IPTU referente a 2015, que continua aparecendo como pendente de pagamento, mesmo para os casos que foram pagos e não estão baixados no sistema. “Recomendamos que notificassem a todos aqueles que estão em aberto para comprovação do pagamento”, pede.

 

Restauração


O vereador também está perguntando se a atual administração tem algum planejamento ou estudo em andamento para tornar mais rápidas e ágeis as restaurações das estradas do Município, bem como da possibilidade de aquisição de caminhões pequenos com um único funcionário em cada caminhão, com betoneira e todo material necessário para restauração das vias esburacadas e reparos rápidos em todas as rodovias do município de Criciúma. Em seu terceiro pedido, Kaminski cópia do contrato assinado com o Hospital São José de Criciúma, na data de hoje (27/3), bem como uma cópia do contrato anterior e seus aditivos. As três proposições foram aprovadas por unanimidade.


TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO


REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança