• Equipe de robótica da Satc visa o desenvolvimento de habilidades

Equipe de robótica da Satc visa o desenvolvimento de habilidades

16 Nov, 2018 16:03:07 - Geral

Criciúma (SC)

Capacitar os acadêmicos para as mais diversas áreas do conhecimento é um dos objetivos do curso de Engenharia Mecatrônica da Faculdade Satc. Pensando nisso, a equipe de robótica SouthBotz foi criada com o intuito de desenvolver tecnologia nesta área, mas também, fomentar as competências e habilidades dos acadêmicos. Como método de ensino e aprendizagem, a equipe desenvolve robôs para competições com outras instituições de ensino.

O grupo é composto por 11 alunos voluntários que constroem os protótipos aplicando os conteúdos teóricos vistos em sala de aula na prática. “Com a equipe de robótica a aplicação é muito visível, conseguimos realizar cada etapa do processo de construção de um mini sumô (robô), fazer teste e ver sua atuação frente a adversários de diversas faculdades e universidades”, relata a capitã da SouthBotz, Emanuela da Rosa Machado.

Para o professor, Cleber Izidoro, os alunos são estimulados a exporem suas qualificações e aptidões. “Participar de competições é uma maneira de mostrarmos que nossos acadêmicos têm capacidade e eficiência em desenvolver e competir de igual com qualquer universidade”, ressalta.

A Satc busca inovar nas estruturas de ensino por meio de aplicações reais, com o intuito de preparar os estudantes para o mercado de trabalho. “Acredito que a melhor forma para a formação de profissionais capacitados para a indústria é vendo os conteúdos teóricos sendo aplicados”, destaca Emanuela.

Preparações para 2ª Competição

Completando o segundo ano de projeto, a equipe buscou aprimorar todos os quesitos dos robôs como sensores, placas, estrutura mecânica e a escolha de materiais, planejando um bom desempenho no 1º Summit de Robótica. O campeonato ocorre em Jaraguá do Sul (SC), de 14 a 16 de dezembro.

O grupo irá participar da categoria Robô Sumô 500g autônima, com tamanho no máximo de 10x10cm. “Toda estrutura do robô, carenagem e componentes que usamos foi pensado nos parâmetros solicitados. Além das regras de tamanho e peso, precisamos seguir as normas de segurança em relação a materiais e utilização de equipamentos”, informa Izidoro.

A capitã da equipe salienta a importância de toda preparação para os campeonatos. “As competições externas aumentam nossa rede de contatos e temos a possibilidade de ampliar nossos conhecimentos. Participar da equipe de robótica tem sido uma grande oportunidade”, frisa.

TEXTO/ ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE