• Equipe de robótica da Satc se destaca no 1º Summit de Robótica

Equipe de robótica da Satc se destaca no 1º Summit de Robótica

18 Dez, 2018 10:31:56 - Educação

Criciúma (SC)

Participando pela 2ª vez de uma competição, a SouthBotz equipe de robótica da Satc se destacou com bons resultados no 1º Summit de Robótica. O evento ocorreu em Jaraguá do Sul (SC) nos dias 14 a 16 de dezembro. Disputando nas categorias Robô Sumô 500g autônomo e Seguidor de Linha, os robôs criados pelos acadêmicos de Engenharia Mecatrônica da Faculdade Satc garantiram dois vice-campeonatos. Além disso, conquistaram o 4º e 7º lugar na modalidade Robô Sumô 500g.

Para alcançar bons resultados a equipe iniciou com dificuldades nas baterias, mas o trabalho em grupo fez a diferença na competição. “De um ano para o outro, nossa evolução foi gigante, onde disputamos e derrotamos equipes de alto nível com 10 anos de história. Ainda somos principiantes, porém, essas conquistas são resultado de engajamento de nossos alunos que são acima da média”, destaca professor Cleber Izidoro.

A capitã da SouthBotz, Emanuela da Rosa Machado, conta que a participação neste campeonato proporcionou uma grande troca de aprendizado. “Foram três dias de muita troca de experiências e melhorias, pois durante a própria competição detectamos possíveis falhas e fizemos as correções necessárias. Toda equipe é muito engajada com o projeto e conseguimos absorver o máximo possível, é uma verdadeira jornada de conhecimento”, relata.

Izidoro conta que a motivação e empenho dos acadêmicos faz com que o grupo cresça cada vez mais e que continuem se destacando nas competições que irão participar. “Nossos alunos são voluntários nesse projeto, eles trabalham aos sábados, diferente das universidades que disputamos e isso é nosso diferencial, a superação. Os títulos são o resultado de um ano inteiro de trabalho”, ressalta.

O robô Go Mark, competindo na categoria Seguidor de Linha foi a grande surpresa para a equipe, visto que reajustaram o protótipo durante a competição. “Os acadêmicos ficaram a madrugada toda empenhados em arrumar as falhas desse robô e o vice-campeonato foi a grande recompensa. Para ano que vem vamos mudar o nome dele para One Day por sua montagem ser realizada em apenas um dia”, brinca o professor.

As vivências e contato com as diferentes equipes potencializaram o que é desenvolvido na graduação. “A engenharia aplicada sobre cada tipo de robô é fascinante, o conhecimento visto em sala e tangível em cada protótipo e nesse campeonato isso ficou ainda mais nítido. Nossa equipe é muito unida e todos estamos ainda mais animados para o desenvolvimento de novos robôs no ano que vem”, salienta a capitã. Participaram do campeonato oito acadêmicos e os professores Cleber Izidoro e Clauber Marques.

Classificação Robôs Satc

Categoria Robô Sumô 500g autônomo:
2º lugar: Galo
4º lugar: Honda
7º lugar: TSM

Categoria Seguidor de Linha:
2º lugar: Go Mark

TEXTO E FOTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE