• Equipe de alunos da Udesc recebe prêmio nacional

Equipe de alunos da Udesc recebe prêmio nacional

25 Jul, 2018 14:48:15 - Educação

Florianópolis (SC)

O programa Hector, voltado a ressocialização de adolescentes infratores na Grande Florianópolis e desenvolvido por alunos da Universidade do Estado de Santa Catarina (Udesc), obteve reconhecimento nacional. O programa recebeu o Prêmio ODS (Objetivos de Desenvolvimento Sustentável) durante o evento nacional da Enactus Brasil, organização internacional voltada ao empreendedorismo social, realizado de 18 a 20 de julho em Fortaleza (CE). 

O projeto foi apresentado pelo time Enactus Esag, formado por 16 estudantes de Administração Empresarial, Administração Pública e Ciências Econômicas do Centro de Ciências da Administração e Socioeconômicas (Esag) da Udesc. A equipe foi acompanhada pelo professor Arnaldo José de Lima, da Udesc Esag, um dos mentores do grupo, que também tem como conselheiro o professor Nério Amboni.

O Prêmio ODS reconheceu 17 projetos de todo o país que correspondem aos objetivos de desenvolvimento sustentável definidos na agenda 2030 da Organização das Nações Unidas (ONU). O Programa Hector foi o vencedor na categoria ODS 16 (paz, justiça e instituições eficazes).

Programa Hector

Nos Centros de Atendimento Socioeducativos (Case) em todo o Brasil estão internados 17,5 mil adolescentes infratores. Quando saem da internação, 4 em cada 10 tornam-se reincidentes. O Programa Hector, aplicado no Case da Grande Florianópolis, em São José (SC), é uma iniciativa autossustentável e replicável em unidades de todo o país que age para quebrar esse ciclo de reincidência.

O programa desenvolve uma atividade empreendedora (nesse caso, estampagem de camisetas) dentro do Case, capaz de gerar renda para os internos e ainda cobrir os cursos envolvidos. Os jovens também têm acesso a cursos profissionalizantes e oficinas culturais. A ideia é que, ao sair da internação, estejam prontos para ingressar no mercado de trabalho.

Semifinalista

O time Enactus Esag Udesc também chegou à semifinal do Campeonato Nacional Enactus Brasil 2018, disputado por 56 equipes de universitários brasileiros. Este é o quarto ano consecutivo em que o time Enactus Esag Udesc participa da competição. 

Além do Hector, eles apresentaram também o programa Arapuã, implementado na comunidade da Tapera, em Florianópolis. O Arapuã busca gerar renda extra para famílias que moram perto de áreas de mangue, com a produção de própolis vermelha e mel do mangue, dois produtos inovadores e de alto valor agregado.

Saiba mais sobre o time Enactus da Udesc Esag em www.facebook.com/timeesagenactus ou em www.instagram.com/enactusesagudesc.

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE