Equipe da União Europeia visita frigoríficos catarinenses

03 Mai, 2017 14:35:29 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

Missão técnica da União Europeia está no Brasil para fazer inspeções em frigoríficos e colher informações sobre medidas adotadas após a Operação Carne Fraca. Em Santa Catarina, veterinários europeus visitarão a Superintendência do Ministério da Agricultura e dois frigoríficos nas regiões de Capinzal e de Concórdia entre esta quarta, 3, e sexta-feira, 5. A comitiva da UE é composta por seis veterinários que percorrerão os estados do Paraná, Goiás, Santa Catarina, São Paulo e Mato Grosso até o dia 12 deste mês.

Na terça-feira, 2, os europeus passaram o dia no Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) em Brasília, onde receberam mais informações sobre as medidas adotadas para garantir a segurança sanitária depois da deflagração da Operação Carne Fraca da Polícia Federal. Uma das medidas do Ministério foi suspender o certificado de exportação de estabelecimentos que passaram a ser auditados.

Também definiram juntamente com integrantes da Secretaria de Defesa Agropecuária (SDA) os locais que visitarão. Nesta quarta-feira, 3, os veterinários iniciaram as visitas a Superintendências Federais da Agricultura (SFA) de Goiás, do Paraná e de Santa Catarina. E a partir desta quinta, 4, uma dupla de veterinários segue para as plantas frigoríficas de cada estado.

O secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Moacir Sopelsa, explica que esta é uma auditoria de rotina, para checar os sistemas de controle de sanidade e de produção no estado. “Estamos muito tranqüilos porque temos confiança no trabalho dos produtores, empresas e técnicos catarinenses. É normal que missões de países importadores visitem o nosso estado para checar a rastreabilidade, o sistema de abate e os produtos que estão sendo utilizados nas rações”.

A União Europeia é um importante destino para as carnes produzidas em Santa Catarina. Em 2016, o estado exportou 182,9 mil toneladas de carne de frango e 101 toneladas de carne suína para os países do bloco europeu, gerando uma receita de US$ 427,4 milhões. Avicultura e SuinoculturaSanta Catarina é o maior produtor nacional de carne suína e o segundo maior de carne de frango, atendendo o mercado brasileiro e o exterior, com presença em mais de 120 países. São 18 mil produtores integrados às agroindústrias no estado e o setor de carnes gera quase 60 mil empregos diretos em frigoríficos e indústrias de beneficiamento.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal