Epagri lança sistema web para gerenciar dados vitivinicultura

31 Jan, 2017 15:21:44 - Tecnologia

São Joaquim (SC)

A Epagri lança nesta quarta-feira, 1º de fevereiro, em São Joaquim, o Sysvitis, um sistema web para gerenciamento de dados da vitivinicultura catarinense. O evento ocorre às 19h30, no auditório da Agência de Desenvolvimento Regional (ADR), e vai contar também com lançamento do livro “Tecnologias para o Desenvolvimento da Vitivinicultura de Santa Catarina” e a palestra “Resultados do Projeto de Vitivinicultura Trento-SC: Variedades Promissoras para Vinhos Finos em Santa Catarina”.

A palestra será proferida pelos pesquisadores Dr. Marco Stefanini e Dr. Duilio Porro, da Fundação Edmund Mach - Instituto Agrário de San Michele all’Adige (FEM-IASMA), de Trento, na Itália.

O sistema a ser lançado amanhã é um site que poderá ser acessado por produtores de uvas ou pelo público geral, bastando para isso um login e senha, que devem ser solicitados pelo e-mail sysvitis@epagri.sc.gov.br.

Dentro do Sysvitis, o agricultor vai cadastrar dados de sua produção, como fenologia, maturação e colheita. Ele também vai associar a localização de seu parreiral à estação meteorológica mais próxima e assim, cruzar seus dados com os de clima gerados pelo equipamento, agregando valor à informação final. Por outro lado, o sistema vai fornecer informações importantes ao produtor, como datas de poda, floração, maturação e colheita adequadas para cada variedade.

Caberá ao vitivinicultor decidir se seus dados ficarão públicos ou para seu uso restrito. Já o usuário comum poderá ver os dados publicados, mas não poderá cadastrar informações no sistema.

Na prática, o Sysvitis vai se tonar, ao longo dos anos, um arquivo histórico da produção de uvas em Santa Catarina, que permitirá ao produtor e aos entes públicos realizar comparações entre safras e tomar decisões mais assertivas. Ao serem lançados no sistema, os dados também ganharão mais valor graças ao cruzamento com dados climáticos. Esse cruzamento irá gerar informações importantes para a prática agrícola, explica Hamilton Justino Vieira, Gerente do Centro de Informações de Recursos Ambientais e de Hidrometeorologia de SC (Epagri/Ciram), que desenvolveu a tecnologia.

Em breve a Epagri/Ciram lança um aplicativo mobile que vai ser usado pelos agricultores para coleta dos dados em campo. Esses dados poderão ser coletados mesmo de modo off-line e, quando o agricultor chegar com seu celular ou tablete a um local com internet, eles serão automaticamente adicionados ao Sysvitis.

O Sysvitis é um dos resultados do projeto Tecnologias para o Desenvolvimento da Vitivinicultura Catarinense, desenvolvido desde 2005 numa parceria entre a Epagri/Ciram, a UFSC e o Instituto San Michele, localizado na Província Autônoma de Trento. A Província ofereceu apoio financeiro e suporte técnico-científico, permitindo o intercâmbio de técnicos e de conhecimentos que resultaram na produção de vinhos finos de altitude em Santa Catarina.

Serviço
O que: Lançamento do Sysvitis, sistema web para gerenciamento de dados da vitivinicultura catarinense;
Quando: Quarta-feira, 1º de fevereiro, às 19h30;
Onde: Auditório da Agência de Desenvolvimento Regional de São Joaquim


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança