Epagri lança hoje ameixa resistente à escaldadura

24 Nov, 2016 13:53:17 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A Epagri lança hoje, durante as comemorações dos 80 anos de fundação da Estação Experimental de Videira, o cultivar de ameixa SCS 438 Zafira. A fruta é resistente à doença escaldadura das folhas, que pode dizimar pomares inteiros.

A nova planta é fruto do cruzamento de outras variedades de ameixas já cultivadas em Santa Catarina. “A Zafira produz frutos com alta qualidade, atendendo as exigências do mercado. A colheita ocorre durante as festas de final de ano, quando existe maior demanda”, explica o pesquisador Marco Antonio Dalbó, responsável pelo desenvolvimento da tecnologia.

Os frutos da Zafira são de tamanho grande e coloração roxa. São muito semelhantes aos da Fortune, um cultivar recomendado pela Epagri e já utilizado em Santa Catarina. É difícil distinguir uma da outra, mas existem diferenças no processo de maturação, sendo que, no caso da Zafira, ela amadurece mais rápido após a colheita. “Dessa forma, o consumidor corre menos risco de comprar frutas verdes, porém com aparência de maduras, como ocorre com a Fortune. Por outro lado, o tempo para a comercialização é menor, porém semelhante ao que ocorre com outras cultivares”, explica Dalbó.

A floração ocorre entre 15 de agosto e 15 de novembro, dependendo do ano, e amadurece em meados de dezembro. A floração ocorre num período intermediário entre as cultivares Fortune e Letícia, que são os mais plantados atualmente e pode ser antecipada com aplicação de produtos para quebra de dormência. Nesse caso, aumenta-se o risco de danos por geadas tardias, mas adianta-se o período de colheita, o que normalmente é desejável para o produtor.

A Zafira necessita de polinização cruzada. Por isso recomenda-se o plantio conjunto com outras cultivares polinizadoras, preferencialmente com as mesmas características de resistência à escaldadura, para que o pomar tenha uma boa durabilidade. Agora a Epagri está selecionando produtores de mudas para que os produtores possam dar início aos seus pomares.

Serviço:

O quê: lançamento do cultivar de ameixa SCS 438 Zafira

Quando: quinta-feira, 24 de novembro, às 15h, durante as comemorações dos 80 anos de fundação da Estação Experimental da Epagri de Videira

Onde: rua João Zardo, s/no, Bairro Campo Experimental, Videira, SC.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal