Epagri disponibiliza revista Agropecuária Catarinense

20 Out, 2016 14:39:15 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A revista Agropecuária Catarinense (RAC), editada pela Epagri, está disponível para o público em uma plataforma eletrônica. Trata-se do Sistema de Editoração Eletrônica de Revistas (SEER), que foi adaptado no Brasil pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). O SEER é baseado no Open Journal System (OJS), um software aberto e gratuito que tem sido adotado mundialmente para publicação e gerenciamento de revistas científicas. A mudança eleva aacessibilidadeda produção científicapublicada na RAC.

As duas edições mais recentes da revista já estão inseridas no sistema e, gradativamente, as anteriores também serão disponibilizadas. Esse formato facilita o acesso direto aos trabalhos científicos publicados, o que torna a revistaapta a compor indexadores, catálogos e bases de publicações científicas em nível internacional. “Tudo isso resulta em mais visibilidade e reconhecimento na comunidade científica para os artigos publicados na RAC”, destaca Lúcia Morais Kinceler, editora-técnica responsável pela implantação do sistema.

A plataforma foi desenvolvida por um grupo de pesquisadores de universidades americanas e canadenses responsável peloPublic Knowledge Project (PKP). Eles administram um catálogo indexado das revistas que utilizam a plataforma OJS. A Epagri já fez o pedido deinclusão da RACe aguarda aprovação. Revistas do mundo inteiro que usam a mesma plataforma já estão cadastradas no PKP. Para fazer esse pedido, a revista passou a contar, em setembro, com um ISSN eletrônico. “Nosso interesse é torná-la passível de indexação para vários indexadores internacionais”, destaca Lúcia.

A expectativa é que a novidade beneficie os pesquisadores da Epagri e torne a publicação mais atrativa para pesquisadores externos, aumentando o interesse em publicar na revista. Outro fator que deve contribuir para elevar a procura é que a revista passou a aceitar artigos em inglês.

Melhoria nos processos

A implantação do SEER iniciou em novembro do ano passado e, agora, toda a editoração da revista já é feita dentro desse sistema. Ele permite que os autores façam o gerenciamento on-line da tramitação de seus artigos, dando mais autonomia na submissão e no acompanhamento do trabalho em todas as fases, até a publicação.

De acordo com o gerente do Departamento de Marketing e Comunicação da Epagri, Gabriel Berenhauser Leite,no futuro, o SEER deve se tornar a plataformade gerenciamento de todas as publicações da Epagri,formando um portal de acesso ao catálogo completo, comlivros, Boletins Técnicos e Didáticos, documentos e outros materiais. 

A revista

Lançada em 1988, a RAC é uma revista científica e informativa que divulga trabalhos de pesquisa e extensão rural de interesse do setor agropecuário nacional. Publicada quadrimestralmente pelo Departamento de Marketing e Comunicação (DEMC) da Epagri, é voltada para pesquisadores, extensionistas, técnicos, professores, universitários e profissionais de ciências agrárias. Além da parte científica, a RAC traz uma seção jornalística com notícias e informações práticas para agricultores, pescadores, estudantes e o público em geral. Ela é distribuída para técnicos da Epagri, bibliotecas de todo o País, instituições internacionais e assinantes. Para ler a edição mais recente, acesse:http://publicacoes.epagri.sc.gov.br/index.php/RAC.


TEXTO: ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE