• Enxadrista da ACX/Içara é Bicampeã Brasileira Sub 16

Enxadrista da ACX/Içara é Bicampeã Brasileira Sub 16

05 Jun, 2017 14:38:12 - Esporte

Itajaí (SC)

O Festival Nacional da Juventude (FENAJ) 2017, realizado entre os dias 01 e 04 de junho em Itajaí/SC, é o campeonato brasileiro de categorias e apontou os representantes oficiais do Brasil (com direito a hospedagem e alimentação) nos campeonatos mundiais e pan-americanos sub 16 e sub 18 anos (nos naipes absoluto e feminino).

A delegação da ACX/Içara foi composta por 8 atletas frutos do projeto Xadrez que Educa, acompanhados pelo técnico da modalidade em Içara, Claudionor Pirola, e pela também atleta içarense Kathiê Librelato.

Ana Julia Goulart Librelato, que já tinha no currículo o título de Campeã Brasileira Sub 16 Fem. 2016, além de dois títulos estaduais sub 14 (JESC e FESCRI 2015) e dois títulos estaduais sub 16 (FECAJ 2016-2017), defendeu a posição conquistada no ano passado e sagrou-se Bicampeã Brasileira Sub 16! A enxadrista é novamente a representante oficial do Brasil nos campeonatos internacionais da categoria.

Vanderval Borges de Souza Junior foi nosso representante na Categoria Sub 16 Absoluto e brilhou no torneio que era extremamente disputado: após as seis rodadas, o enxadrista sagrou-se Vice-Campeão Brasileiro Sub 16 (inédito para o xadrez masculino do Sul de Santa Catariana), sendo mais um exemplo içarense de foco e determinação!

Ainda na Categoria Sub 16 Feminino, onde conquistamos o título, também foi destaque içarense a atleta Maria Clara da Silveira Senger que, aos 11 anos, terminou a competição na 10ª posição e foi Destaque Sub 12 anos. Isadora da Rocha Nicoladeli, Gisele Santiago Leacina e Érica de Castro Pinheiro terminaram a competição nas respectivas 12ª, 17ª e 28ª posições.


Na Categoria Sub 18 Absoluto, os enxadristas içarenses Tiago Rosa de Melo e Giovane Santiago Leacina também ficaram entre os 10 melhores do país, obtiveram as respectivas 7ª e 8ª colocações.

Na segunda-feira a equipe já retorna aos treinos, focando principalmente na semifinal do campeonato feminino de xadrez que será realizado paralelamente ao aberto de Santa Catarina em Içara de 29/06 a 02/07.

"É um orgulho muito grande ver que atletas oriundos do projeto social Xadrez que Educa, desenvolvido desde 2012, hoje estão se destacando nacionalmente e tendo a oportunidade de representar o Brasil internacionalmente. Ficamos muito felizes em fazer parte desta equipe e ter estes e muitos outros alunos em nosso clube." Destaca o técnico da ACX/Içara, Claudionor Pirola.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE