• Envelhecer na cidade será o tema do próximo encontro da série “Pensar a Cidade”

Envelhecer na cidade será o tema do próximo encontro da série “Pensar a Cidade”

06 Nov, 2018 15:22:42 - Geral

Criciúma (SC)

Barreiras, acolhimento e dificuldades sobre o envelhecer na cidade será o foco do próximo encontro da série “Diálogos - Pensar a Cidade”, promovida pelo Projeto Cultura Acic. O encontro ocorrerá nesta quinta-feira, 08, a partir das 20h, na sede da Associação Empresarial de Criciúma.

Para debater o tema estarão presentes a professora Maria Dal Farra Naspolini, a psicanalista Débora Sônego Búrigo, a médica geriátrica Claudia Heluany, a doutora em arquitetura Aline Eyng Savi, com a mediação da psicanalista Maria Cristina Carpes.

Para uma das curadoras do evento, Maria Cristina Carpes, a velhice é vivenciada por cada indivíduo de maneira singular, cabendo a cidade proporcionar o bem-estar de cada um. “buscamos por provocações, chamando as pessoas que vivenciam isso, que passam por essas barreiras, junto ainda convidamos especialistas desta área para poder construir essa reflexão. A velhice é uma etapa da vida como muitas outras, e pensando nos nossos valores como cidade, não podemos deixar o idoso chegar a algumas patologias como depressão ou o isolamento social. Temos que pensar na cidade como um lugar coletivo”, relata Maria Cristina.

Último tema da série

O encontro desta quinta-feira encerra a série de quatro diálogos programados para o ano. Além da velhice, mobilidade urbana, infância e o desenvolvimento de Criciúma foram os temas abordados.

“Nosso propósito é unir vozes para debater esses temas, pois o coletivo é mais ouvido que o individual. Dessa forma cada um pode se sentir envolvido e se responsabilizar nesses afazeres.  Também estamos juntos com outras vozes e fóruns que estão sendo realizados neste intuito de pensar a cidade, promovendo este espaço de diálogo e de conversação em prol do desenvolvimento e bem-estar da sociedade”, reforça Maria Cristina.

As reflexões propostas pela série farão parte de um documento que será encaminhado ao Poder Público e às instituições da sociedade civil organizada.

As inscrições para o encontro são gratuitas e podem ser feitas pelo www.acicri.com.br.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança