• Entra em fase final o Plano Estadual de Segurança Pública

Entra em fase final o Plano Estadual de Segurança Pública

23 Ago, 2018 14:22:10 - Segurança

Florianópolis (SC)

Santa Catarina será o primeiro estado a ter seu Plano Estadual de Segurança Pública alinhado às diretrizes fixadas pela Secretaria Nacional de Segurança Pública, através do Sistema Único de Segurança Pública (Susp), neste ano. O plano, fundamental para acessar recursos financeiros na esfera federal, tem como objetivo tornar Santa Catarina o estado mais seguro do país até 2020. As metas de curto, médio e longo prazos foram traçadas em conjunto entre as forças de segurança do estado e a sociedade civil organizada, por meio dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs).

O governador Eduardo Pinho Moreira está acompanhando o passo a passo da construção do plano e destaca que ao definir Segurança Pública como uma das prioridades do Governo, os resultados positivos já começam a aparecer. “Construímos um plano integrado de atuação que trouxe reflexos imediatos aos catarinenses com a redução dos principais índices de violência e criminalidade já no primeiro semestre de 2018. Agora saímos à frente, de forma exemplar e organizada com o plano que vai nortear nossas ações na busca de resultados ainda melhores para um estado cada vez mais seguro”, salientou o governador.

Para a conclusão do projeto, a Secretaria Estadual da Segurança Pública (SSP) está colhendo sugestões dos Conselhos Comunitários de Segurança (Consegs) em todas as regiões do Estado. O plano também está sendo apresentado a outras secretarias de Estado como da Defesa Civil, de Assistência Social e de Justiça e Cidadania.

“Esta é a primeira vez que Santa Catarina contará com um plano neste nível e estamos na fase final. Nossas metas são de curto, médio e longo prazos, não é um plano para uma gestão apenas”, salientou o secretário de Estado da Segurança Pública Alceu de Oliveira Pinto Júnior. 

Balanço

A partir da sua posse no comando da SSP, Alceu de Oliveira; o delegado-geral da Polícia Civil, Marcos Flávio Ghizoni Júnior, e o comandante-geral da Polícia Militar, Carlos Alberto de Araújo Gomes Júnior, fixaram um plano de ação para a área, objetivando a redução dos índices de criminalidade no Estado, como determinou o governador Eduardo Pinho Moreira. No planejamento, foi priorizado o controle do  crime organizado, com investimentos em tecnologia, inteligência, otimização de efetivos, operações integradas, interação com outros órgãos públicos, aproximação com a sociedade e monitoramento de resultados.

Já no final do primeiro semestre deste ano, houve redução significativa nas estatísticas em relação ao mesmo período do ano passado: - 15% no número de homicídios; -7% de latrocínios; -31% de roubos;  -42% de roubos de cargas; -24% de roubos de veículos; -15% de furtos; -15% de furtos de cargas; -26% de furtos de veículos; -55% de furtos a instituições financeiras e + 37% de armas apreendidas (metralhadoras, fuzis, rifles, carabinas).

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança