Entidades da sociedade civil participam de audiências de preparação das urnas em Concórdia e São José

26 Set, 2018 15:56:06 - Política

Concórdia/São José (SC)

Na manhã desta quarta-feira (26), representantes da seccional da OAB/SC, de partido político e do Ministério Público participaram da audiência de preparação e configuração das urnas em São José.

A audiência consiste no carregamento das urnas com os cartões de memória contendo as informações de todos os candidatos aptos e os dados dos eleitores de cada seção eleitoral. Esses cartões se encontravam em envelopes devidamente lacrados e foram abertos na presença dos participantes.  

Iniciando os trabalhos, o juiz eleitoral da 29ª ZE, Otávio Minatto, agradeceu e destacou a importância da participação das entidades presentes durante o procedimento. “Mais uma vez ressaltamos e reiteramos a segurança das urnas que estão sendo postas em questionamento nessa eleição. O que a Justiça Eleitoral vai entregar é um trabalho com qualidade, fazendo com que a vontade do eleitor, expressada nas urnas, se reflita depois na apuração dos votos”, comentou.

Representando a OAB/SC, esteve presente o presidente da subseção de São José, Jorge Alencar Paixão, que também enfatizou a segurança do processo eleitoral. “A OAB/SC acredita tanto no sistema eletrônico de votação que o tem utilizado no nosso próprio processo eleitoral. A alternância no poder é um claro demonstrativo da segurança da urna, por isso, nós acreditamos na idoneidade do processo e estamos aqui dando o nosso apoio”, afirmou.

Durante a audiência, servidores da Justiça Eleitoral e técnicos de apoio ao voto informatizado realizaram testes por meio do aplicativo de verificação pré e pós eleição, para autenticar as informações inseridas e garantir a integridade dos sistemas informatizados.

Para Alexandre Lemos, promotor de justiça eleitoral, “das solenidades que a gente teve até agora eu considero essa uma das mais importantes, para garantir a credibilidade do sistema. As urnas estão zeradas e é importante essa presença da sociedade civil observando, o que aumenta a transparência e a própria credibilidade do processo”.

Audiência em Concórdia

Para a audiência de preparação das urnas no último sábado (22), em Concórdia, foram convidadas 50 entidades da sociedade civil, das quais 17 participaram, entre órgãos de imprensa, segurança pública, sindicatos, igrejas e entidades associativas.

Os convites foram feitos pelo juiz eleitoral da 90ª ZE, Samuel Andreis, com o objetivo de convocar setores da comunidade que fossem formadores de opinião e pudessem replicar as informações para a população. “Percebemos que as pessoas se sentiram valorizadas com o convite e por isso tivemos uma adesão maior. Nosso principal foco foi na segurança da urna. Mostramos todos os procedimentos, etapas de segurança e eles puderam tirar dúvidas”, comentou o juiz.

Além disso, o magistrado ressaltou a importância da participação das entidades para o combate às fake news. “Eles puderam beber direto da fonte, de quem trabalha com o processo eleitoral, pessoas que são próximas a eles, porque nós somos da comunidade local, o que traz uma confiança maior. Eles conversaram com a gente e sentiram essa confiança, de modo que eles também ficaram mais seguros. Certamente isso vai replicar positivamente nas entidades que eles representam”.

O objetivo principal da ação foi dar maior transparência ao processo eleitoral, oportunizando que representantes das entidades locais, para além dos partidos, Ministério Público e OAB/SC, participassem efetivamente dessas audiências.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
coopercocal