Entidades acolhem visita da imagem de Nossa Senhora

25 Jul, 2016 13:22:39 - Variedades

Criciúma (SC)

Desde o dia 20 de julho, entidades membro da Cáritas Diocesana de Criciúma estão acolhendo uma visita especial. A imagem peregrina de Nossa Senhora Aparecida, uma réplica da imagem original guardada no Santuário Nacional de Aparecida (SP) está percorrendo comunidades e instituições, num itinerário que perdurará até o dia 15 de agosto, festa da Assunção de Nossa Senhora. Neste fim de semana, a imagem passou pela Paróquia Santa Bárbara, em Criciúma.

A peregrinação ocorre em virtude dos 60 anos da Cáritas Brasileira. A data será celebrada durante o 5º Congresso Nacional da Cáritas, que será acolhido de 9 a 13 de novembro, em Aparecida. “Os 60 anos da Cáritas no Brasil estão ligados aos 300 anos em que a imagem negra de Nossa Senhora Aparecida foi encontrada no Rio Paraíba, numa época de escravidão. Ela é a Mãe que sofre com o sofrimento de seus filhos. Outra motivação é o Ano da Misericórdia que a Igreja está vivenciando neste ano. Por isso, esta imagem de Nossa Senhora Aparecida está peregrinando por todos os cantos do Brasil, onde existem pessoas sensíveis e misericordiosas com a dor e o sofrimento dos filhos e filhas de Deus, formando uma grande corrente de oração e fortalecendo nossa caminhada, porque "a Cáritas é a carícia da Mãe Igreja", como nos disse o Papa Francisco”, ressalta a Cáritas Diocesana no ofício utilizado pelas entidades para a celebração de acolhida.

Oração
Ó Deus, quiseste que a Mãe do teu Filho fosse amada e querida por todo o povo brasileiro, como mãe negra, Aparecida. Celebrando os 60 anos da Cáritas Brasileira, derrama sobre nós a alegria do teu amor, e reforça todas as lutas pela defesa da vida e pela promoção dos direitos. Isso Te pedimos, em nome de Jesus, nosso Senhor. Amém.

A Cáritas
A Cáritas foi criada em 12 de novembro de 1956 pela Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). No início, foi incumbida de articular todas as obras sociais católicas e assumir a distribuição do Programa de Alimentos para a Paz, uma ação chamada “Programa Aliança para o Progresso”, implementada após a Segunda Guerra Mundial. Com a extinção do programa em 1974, muitas equipes que já vinham trabalhando para se adequar aos novos tempos foram encontrando um novo caminho em torno das ideias da educação de base e da promoção humana no lugar do assistencialismo. Assim, deu-se um processo de renascimento da Cáritas Brasileira, apoiado nas orientações sociais do Concílio Vaticano II e da Conferência de Medellín. A partir dos anos 1980, a Cáritas começou a respirar o ambiente da educação popular, das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) e dos Organismos e Pastorais Sociais. Isso possibilitou a renovação de sua metodologia de ação que exigia um estudo da realidade para melhor compreendê-la. Em seguida iniciou os Projetos Alternativos Comunitários e assumiu uma liderança ativa no conjunto das pastorais sociais. Ela conta hoje com uma rede solidária com mais de 15 mil agentes e voluntários com ação por todo o país, contribuindo para a transformação da vidasdas pessoas e devolvendo a elas a esperança de novas conquistas.

Principais ações
Fomento às iniciativas de Economia Solidária, Segurança Alimentar e Nutricional, Fundos Solidários, envolvendo jovens, mulheres, catadores(as) de materiais recicláveis, pequenos(as) agricultores(as), acampados(as) e assentados(as) de reforma agrária, ribeirinhos, quilombolas e indígenas, comunidades em situação de riscos e afetadas por desastres socioambientais, defesa de direitos, elaboração e controle social de políticas públicas. Sua missão é ser solidária com as pessoas mais empobrecidas.

Cronograma de peregrinação da imagem:

Julho
25 - 14h: Paróquia São Miguel, Vila Nova, Içara
26 - 14h: Sede da Cáritas Diocesana
27 - 14h: Paróquia Santo Agostinho,Rio Maina, Criciúma
28 - 13h30min: Paróquia Nossa Senhora da Salete, Próspera, Criciúma
28 - 19h30min: Paróquia São Donato, Içara
29 - 14h: Cáritas Diocesana
30 - 08h30min: Asilo São Vicente de Paula, Michel
30 - 19h: Ceará, Criciúma
31 - 08h: Capela do Hospital São José

Agosto
01 - 18h: Vila Zuleima, Criciúma
02 - 19h: Cáritas Diocesana (Fórum do Lixo e Cidadania)
03 - 15h: Santuário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio
04: Seminário Diocesano Nossa Senhora de Caravaggio
05 - 18h30min: Paróquia Nossa Senhora das Graças, Pinheirinho, Criciúma
05 - 21h: EDEJU, Mina do Mato, Criciúma
06 - 18h30min: Paróquia Sagrada Família, Araranguá
07 - 09h: Paróquia Santo Antônio de Pádua, Sombrio
08 - 19h: Paróquia Santa Rosa de Lima, Santa Rosa do Sul
09 - 10h: Paróquia São João Batista, São João do Sul (Curralinhos)
10 - 10h: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Maracajá
11 - 10h: Paróquia Nossa Senhora da Conceição, Urussanga
12: Hospital Nossa Senhora da Conceição, Urussanga
13 - 10h: Paróquia Nossa Senhora da Natividade, Cocal do Sul
14 - 09h: Rio Comprudente, Cocal do Sul
15: Envio - Paróquia Santa Bárbara, Criciúma


 ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE