• Ensino técnico abre portas para o mercado de trabalho

    Estágio realizado no final do curso é uma alternativa para quem busca o primeiro emprego

Ensino técnico abre portas para o mercado de trabalho

08 Jan, 2019 15:39:35 - Educação

Criciúma (SC)

Ter uma profissão e iniciar a carreira profissional. O sonho para muitos jovens pode estar se concretizar de forma mais rápida por meio de uma formação técnica. Para concluir o curso técnico, o estudante precisa realizar o estágio e é aí que pode estar essa oportunidade de valorização para quem quer um primeiro emprego.

Na Satc, referência no estudo técnico no Sul de Santa Catarina, as vagas de estágio que chegam são maiores que a quantidade de alunos disponíveis. Entre janeiro e dezembro de 2018, o Setor de Estágios da Satc recebeu em torno de 1,8 mil vagas. “Os números são muito expressivos, pois na relação vaga/aluno, sobram vagas e é possível colocar 100% dos alunos para executarem seus estágios na indústria”, explica o coordenador de Estágios da Satc, Fabiano de Medeiros Ugioni.

A boa relação da instituição com o setor empresarial e o perfil atuante do jovem que se forma são fatores que contribuem para a relação de parceria. Para Ugioni, os bons indicadores vão na contramão da crise. “Atribuo isso a essa demanda latente por qualificação profissional e, principalmente, pela qualidade dos profissionais formados na instituição”, reitera Ugioni.

Os estágios têm se mostrado uma grande alternativa para que o aluno se insira na indústria. Conforme o coordenador, uma das razões é a carência de mão de obra qualificada em vários setores. Outro ponto relevante é que o estágio é uma oportunidade que o estudante possui para mostrar todo seu potencial, sendo efetivado depois de concluído o contrato.

Um único trabalho

Quem consegue se firmar na empresa que faz estágio tem ali um potencial de crescimento. Foi isso que pensou Lucas Rabelo Marcelino. Formado em Eletrônica na Satc em 2008, ele foi estagiar na WEG, em Jaraguá do Sul. Começou na área de Automação e até hoje não precisou se preocupar em arrumar outro emprego.

“O curso técnico me deu o primeiro e único emprego até agora. Acredito que sem a base técnica não teria condições de executar minhas atividades hoje, mesmo com a evolução da indústria e muitas coisas mudaram nestes dez anos”, conta Marcelino.

Para ele, a formação técnica, o contato com professores e depois o aprendizado no estágio foram fundamentais para a longevidade no emprego. “Foram quase nove meses de estágio e depois fui efetivado. O técnico e o estágio são as primeiras oportunidades para o jovem se descobrir e a porta de entrada para o mercado de trabalho”, afirma.

A Satc possui cursos técnicos presenciais e na modalidade de ensino à distância (EaD). Os interessados podem optar por Administração, Comunicação Visual, Design de Interiores, Eletromecânica, Eletrotécnica, Fabricação Mecânica, Informática, Manutenção Automotiva, Mecânica, Metalurgia e Química. As matrículas estão abertas. Para saber mais você pode acessar o site ou entrar em contato nos telefones: (48) 3431.7502 | 3431.7503 ou no e-mail: secretaria@satc.edu.br.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

JInews