• Ensino para Jovens e Adultos em Balneário Rincão

Ensino para Jovens e Adultos em Balneário Rincão

24 Mai, 2017 13:47:01 - Educação

Balneário Rincão (SC)

Anildo Nunes, 48 anos, quer ser caminhoneiro, mas não consegue tirar a carteira porque é analfabeto e não passa nas provas e não possui a carteira de motorista. “Vou realizar o meu sonho e viajar pelo Brasil”, enfatiza. Para concretizar seu projeto de vida, Anildo entrou na Educação de Jovens e Adultos (EJA) oferecido pela Secretaria Municipal de Educação de Balneário Rincão. Ele está nas séries iniciais do Ensino Fundamental e já consegue ler algumas palavras. A meta do estudante é concluir o ensino médio fazer os testes para tirar a carteira de motorista e trabalhar numa transportadora. Anildo quando criança morava em Chapecó e trabalhava na agricultura com os pais e não frequentou a escola.

Assim como seu Anildo, 80 pessoas estão novamente na sala de aula através da Educação de Jovens e Adultos. Atualmente, no Ensino Fundamental são 15 alunos na turma de 1º ao 5º ano, 12 no 6º ano, 15 no 7º ano, 22 no 8º ano, e 16 no 9º ano. Os interessados em voltar a estudar podem procurar a Secretaria de Educação a partir do mês de junho para fazer a matrícula. As aulas são no período noturno na Escola Arroio Rincão. O coordenador da Educação de Jovens e Adultos de Balneário Rincão, professor Luiz Fernando Casagrande explica que os alunos, quando se sentem aptos para frequentar uma turma mais avançada passam por uma prova de nivelamento. Segundo ele, a metodologia de ensino segue o padrão com um livro didático especifico para Educação de Jovens e Adultos. As aulas de segunda-feira até quinta-feira das 19h às 22 horas.

Outro fator que está fazendo as pessoas voltarem a estudar é a exigência do mercado de trabalho, pois quase todas as empresas atualmente exigem que os candidatos a vagas de trabalho tenham no mínimo completado o Ensino Médio, que na maioria das escolas tem o ensino profissionalizante paralelo. É o caso do estudante Anderson Cardoso, de 42 anos, que trabalhava em uma empresa de segurança por 18 anos, mas ao ficar desempregado não conseguiu o mesmo posto de trabalho por não ter o Ensino Médio. Anderson resolveu voltar a frequentar a sala de aula e quer completar os estudos para fazer um curso de Técnico de Segurança para voltar a atuar na área que gosta e domina.

Ézio Américo, de 46 anos, já exerceu a função de mestre de obra em uma empresa, pois sempre trabalhou com construção civil. Depois que ficou desempregado não conseguiu mais o posto por não ter o estudo exigido pelas empresas. Atualmente, ele trabalha como autônomo, mas voltou a estudar para voltar a exercer a função de mestre de obra. José Angelino Feliciano, de 40 anos, trabalha em uma empresa de reciclagem, mas sonha em conseguir um emprego melhor. “Voltei a estudar, pois sonho com uma vida melhor e se der até fazer uma faculdade”, enaltece Feliciano.


Interesse em aprender

A pedagoga Márcia Nascimento tem a missão de ensinar os 15 alunos que estão na turma das séries iniciais. Ela está empolgada com a aplicação dos alunos. “É uma turma boa, é melhor da aula para eles, do que para crianças, pois eles estão aqui realmente para aprender”, ressalta a professora. Ela também enaltece o bom ambiente dentro da sala de aula com os alunos se ajudando nas atividades. É o exemplo de Elizangela Gonçalves Berto, de 35 anos. Ela pontua que ao recomeçar a estudar melhorou a autoestima, sendo que o ambiente escolar tem ajudado no enfrentamento dos problemas diários. Elizangela sonha em cursar técnico de enfermagem. Mesmo sendo um profissional requisitado, Roberto Martins da Rosa, de 48 anos, voltou a estudar para recuperar o tempo perdido da infância, já que não frequentou as salas de aula quando era pequeno.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança