Ensino bilíngue nas cidades de fronteira e a integração das forças de segurança

15 Mai, 2018 17:47:14 - Santa Catarina

Florianópolis (SC)

A integração entre as cidades de fronteira entre Santa Catarina e Argentina avançou nesta terça-feira, 15. O governador Eduardo Pinho Moreira assinou três acordos de cooperação com o governador Hugo Passalacqua, da província de Misiones, na Argentina, que visam integrar ações de segurança e saúde nas cidades de fronteira. O acordo também vai possibilitar o ensino bilíngue nas escolas da região e para profissionais que atuam em saúde, segurança e educação.

"Assim como nossos povos se integram diariamente nas cidades de fronteiras, os governos também precisam fomentar ações conjuntas. Por isso junto com o governador de Misiones assinamos esses acordos importantes. Precisamos possibilitar o ensino bilíngue, garantindo a melhor comunicação entre brasileiros e argentinos e integrar ações de segurança, saúde e educação para facilitar a vida de quem mora etransita nessas regiões", frisou o governador. O governador de Misiones disse que receber Santa Catarina, um estado que é destaque no Brasil, é uma honra. "Nós precisamos dessa aproximação para garantir mais qualidade de vida e segurança para nossos povos. Vocês são exemplo para nós”, ressaltou.

SEGURANÇA

Após ter garantido a atuação de policiais argentinos no litoral catarinense, na última temporada de verão, a integração entre Santa Catarina e Argentina no setor avançou com a assinatura de um novo acordo de cooperação. Agora, ações conjuntas entre os governos permitirão a atuação do Corpo de Bombeiros Militar, dos dois países, no atendimento de acidentes, socorro de emergência, busca e salvamento, bem como atividades de prevenção e qualificação técnica.

SAÚDE

Para reduzir o risco de disseminação de doenças infecciosas e fatores associados; compartilhar informações sobre vigilância e atenção à saúde; fortalecer e articular ações de imunização; e promover por meios legais a atuação dos profissionais da saúde de Santa Catarina na província de Misiones, garantindo também intercâmbios e capacitação técnica entre eles, o governador Eduardo Moreira também oficializou um acordo de cooperação junto ao governo argentino. Desta forma, por exemplo, será possível alinhar o calendário de vacinas nas áreas de fronteira.

EDUCAÇÃO

Para reduzir as dificuldades de comunicação entre a população, principalmente das cidades do Noroeste da providência de Misiones e da região da faixa de fronteira, no Oeste catarinense, também foi assinado um acordo de cooperação na área da educação. O objetivo é inserir nas matrizes curriculares do ensino público fundamental e médio o espanhol em SC e o português no país vizinho. O acordo também objetiva a capacitação para o entendimento de estudantes e o ensino bilíngue para profissionais das áreas de educação, saúde e segurança.

ZICOSUR

Na quarta-feira, 16, o governador Eduardo Pinho Moreira estará presente na reunião da Zona de Integração do Centro-Oeste da América do Sul (Zicosur). Santa Catarina, que participa desde 2013 do Zicosur, passará a integrar a comissão permanente de trabalho do Turismo. São 46 estados de seis países, sendo quatro brasileiros (SC, PR, RS, MS).

A integração dos estados dos países da Zicosur fortalece a inserção deles no comércio internacional, fomentando a competitividade. A associação público-privada, criada em 1997, tem como objetivo traçar estratégias de fortalecimento econômico e ambiental dos estados e províncias que integram o grupo. Participam Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Paraguai e Peru. Também integram a comitiva do governador Eduardo Pinho Moreira à Argentina o secretário de Cultura, Esporte e Turismo, Tufi Michereff Neto e o chefe de gabinete Miguel Ximenes.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE