• Enfrentamento do coronavírus em Içara foi abordado na sessão do Legislativo

Enfrentamento do coronavírus em Içara foi abordado na sessão do Legislativo

18 Mar, 2020 16:00:12 - Saúde

Içara (SC)

A secretária municipal de saúde de Içara (SC), Jaqueline dos Santos, e o diretor administrativo do Hospital São Donato (HSD), Júlio Cesar De Lucca, participaram da sessão ordinária da Câmara Municipal, na última segunda-feira (16/3), para esclarecer sobre algumas medidas adotadas pelo município para enfrentamento do Coronavírus (Covid-19).

Jaqueline dos Santos informou que foi criado um comitê de enfrentamento ao Coronavírus, formado por entidades da cidade. E um centro de triagem em parceria com o Hospital São Donato será instituído. “Estamos analisando um local disponível para termos um ponto de referência com todos os profissionais para essa emergência, com isso deixando livres as unidades de saúde”, comenta Jaqueline, salientando que 99% dos casos devem ser tratados de forma domiciliar. “Justamente para que o vírus não se prolifere. O tratamento será acompanhado pela equipe de saúde e vigilância sanitária”.

Medidas como cancelamento das aulas, encontro de clubes de mães e idosos e eventos com aglomeração de pessoas já foram definidos. Segundo Jaqueline dos Santos desde o momento em que o Ministério da Saúde elencou as prioridades através de decreto no plano de emergência contra o Coronavírus, Içara já vem se preparando com todas as medidas, seguindo o fluxo do protocolo do próprio Ministério da Saúde e as orientações do Estado de Santa Catarina. “O município está alerta a um bom tempo, tomando todas as medidas possíveis e cabíveis para essa situação que estamos vivendo no país. Importante frisar que as ações serão tomadas na medida da evolução dos casos”, comentou a secretária.

O Diretor do Hospital São Donato Júlio Cesar De Lucca afirmou que a unidade hospitalar possui todas as condições de atender os casos de Coronavírus. “O Hospital São Donato vem se preparando há mais de 30 dias para esse momento, seguindo protocolos e treinamentos. Temos plenas condições de atender qualquer pessoa que esteja infectada com o novo vírus”, disse De Lucca.

Por questões de segurança o hospital adotou algumas ações como o cancelamento de todas as cirurgias eletivas e restrições nas visitas.   

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal