Encontro Internacional da Juventude Lixo Zero realiza sua 4ª edição na Unisul

13 Out, 2017 10:42:24 - Educação

Palhoça (SC)

A Unisul recebe nos dias 20, 21 e 22 de outubro o 4º Encontro Internacional da Juventude Lixo Zero  e espera receber mais de 400 jovens de diversas partes do mundo, do Brasil e de cidades catarinenses. O evento, promovido pelo Coletivo Jovem Lixo Zero, contará com a presença de palestrantes de renome internacional, todos focados na construção de um mundo mais sustentável e de um cidadão-consumidor mais responsável. Em 2014 o evento foi em Porto Rico, EUA.

Os palestrantes, renomados internacionalmente, vem para incentivar, empoderar estes futuros agentes de mudança. Ronni Kahn, da Austrália, empreendedora social, viaja o mundo todo divulgando o seu trabalho contra o desperdício de alimento, com o seu OZHarvest, um supermercado social, “pague com que puder”. Tão empreendedora quanto, Eunice Maia, proprietária da Maria Granel, de Lisboa, Portugal. Um supermercado sem embalagem, tendência sustentável no mundo todo, voltado para um consumidor cada vez mais consciente e preocupado com suas ações.

Mais um importante nome que estará presente no evento é Pal Martensson, da Suécia, conhecido pela criação do maior shopping de reuso do mundo, e agora mentor do movimento jovem Let’s do It, que pretende reunir mais de 300 milhões de pessoas limpando praias em setembro de 2018, alinhados com os objetivos da ONU. Pal Martensson também é diretor da ZWIA, órgão internacional que agrega instituições para o Lixo Zero, assim como Leslie Lukacs, dos EUA, especialista em implementação de programas com o objetivo de reduzir o envio de materiais para aterros e incineradores. Também implementa Áreas Lixo Zero, como a famosa área turística de restaurantes, Fisherman Wharf, de San Francisco, Califórnia.

Tia Kansara, de Londres, com seu conceito “Replenish” (reabastecer, traduzindo literalmente) fala do futuro, suas ameaças e oportunidades, principalmente para os jovens dentro dos novos paradigmas. Jovem com grande influência no mundo, principalmente de inovação. Como está sendo realizado nas dependências da Unisul, é muito importante o envolvimento das universidades, formadora dos jovens. Desta forma, a palestra do Jonathon Hannon, da Nova Zelândia, coordenador da Zero Waste Academy (Academia Lixo Zero), projeto da Universidade de Massey, é fundamental. Hannon vem a Santa Catarina, compartilhar seus conhecimentos e metodologias e procurar parcerias para cooperação entre universidades.

O evento ainda conta com muitos especialistas nacionais, como Marcus Nakagawa, da ESPM Social, Sebastião Santos, do filme Lixo Extraordinários, e casos de boas práticas de universidades brasileiras e sul americanas.

O Coletivo Jovem Lixo Zero, é uma iniciativa da juventude de Florianópolis, que em 2011 organizou o primeiro evento no mundo voltado para a discussão do problema LIXO e consumo. O movimento hoje está em mais de 10 países e 30 cidades brasileiras, tendo envolvido e inspirado jovens para que adotassem esta meta para suas vidas profissionais.

O Instituto Lixo Zero Brasil é uma entidade sem fins lucrativos, com sede em Florianópolis, fundada em 2009, e membro nacional da ZWIA. O Instituto está organizando a oitava Semana Lixo Zero no país, sendo que esta edição acontecerá em mais de 12 capitais e 40 cidades no Brasil.

SERVIÇO
O que: Encontro Internacional da Juventude Lixo Zero
Quando: 20, 21, 22 de outubro
Onde: Unisul Pedra Branca
Quanto: Gratuito
As inscrições devem ser feitas no site: www.zerowasteyouth.org

TEXTO/ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança