Encontro discute importância da Bacia do Rio Urussanga

17 Jul, 2018 15:22:48 - Geral

Urussanga (SC)

Com o objetivo de alertar a população sobre a importância dos recursos hídricos da bacia do Rio Urussanga, técnicos da Unisul apresentam na próxima quarta-feira, dia 18,  um seminário a respeito do Plano de Recursos Hídricos. O evento acontece em Urussanga, no período da tarde, e deve contar com a presença de representantes de diversos setores da sociedade de Cocal do Sul, Pedras Grandes e Urussanga, municípios estes que fazem parte da bacia.

Neste evento, os convidados irão conhecer a fundo o plano, as suas etapas e a relevância do projeto. Segundo o coordenador geral do Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga, Celso Albuquerque, a participação da sociedade nesta etapa inicial é fundametal para garantir o sucesso do plano. “Convidamos pessoas de diferentes setores dos municípios, desde o consumidor da água, até quem faz a captação dos recursos, como a Samae, a Casan. A participação da população desde a primeira etapa é muito importante para todos”, comenta.

Projeto contribui com o futuro da sociedade

O Plano de Recursos Hídricos da Bacia do Rio Urussanga traz muitos benefícios para as cidades da região. “Este projeto é fundamental para a sociedade. Ele é capaz de dar uma perspectiva de quanto de água a bacia vai ter a curto, médio e longo prazo e também a qualidade da água. Com o plano conseguimos apontar se os recursos hídricos estão sendo investidos de maneira correta”, finaliza Celso, que também é coordenador do Curso de Agronomia da Unisul. O projeto está sendo desenvolvidos por técnicos da Universidade e supervisionado pela Secretaria de Desenvolvimento Sustantável e pelo Comitê da Bacia do Rio Urussanga. Um grupo, formado por pessoas de diferentes setores da sociedade, também contribui com a construção do plano. A realização é uma parceria entre a Unisul, Fapesc, Governo do Estado de Santa Catarina e Comitê da Bacia do Rio Urussanga.

A Bacia do Rio Urussanga

A bacia está localizada na região do extremo sul catarinense e possui uma área de drenagem de 679,75 km². Seu rio principal, o Rio Urussanga, surge da confluência dos rios Maior e Carvão. No encontro do rio Urussanga com o Oceano Atlântico forma-se um complexo laguna composto por lagos e arroios. A Bacia Hidrográfica do Rio Urussanga abrange 10 municípios: Balneário Rincão, Cocal do Sul, Criciúma, Içara, Jaguaruna, Morro da FUmaça, Pedras Grandes, Sangão, Treze de Maio e Urussanga

Participe

O que? Encontro Regional – Apresentação do plano, da importância do envolvimento da sociedade e do cadastro dos usuários da água

Quando? 18/07 (quarta-feira), das 14h às 17h

Onde? Restaurante da Estação Experimental da Epagri – Rod. SC 108, KM 353, Bairro Estação, Urussanga.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE