Encontro de Hidroterapia ocorre nos dias 12 e 13 de setembro

05 Set, 2017 15:47:44 - Geral

São José (SC)

Para abordar a hidroterapia no âmbito da educação especial, a Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE) promove nos dias 12 e 13 de setembro o I Encontro Estadual de Hidroterapia, a ser realizado no auditório da instituição, no campus em São José. O evento é voltado para profissionais que atuam em serviços de hidroterapia nas instituições especializadas em educação especial de Santa Catarina e contará com a participação de um dos principais especialistas do país, que abordarão técnicas inovadoras.

O encontro ocorre das 9h às 16h30 e está com as inscrições abertas até o dia 11 de setembro. Mais informações estão disponíveis no site da FCEE, na seção Cursos e Capacitações, ou diretamente com a Gerência de Capacitação, Articulação e Extensão (Gecae) da FCEE, pelo telefone (48) 3381-1640.

O eevento terá sua programação dividida em dois dias. No primeiro dia, as palestras serão realizadas pela equipe de hidroterapia da FCEE e abordarão temas como "Características da água e sua relação com o público-alvo da educação especial"; "Panorama dos serviços de Hidroterapia de acordo com a pesquisa realizada pela equipe de Hidroterapia do Cener/FCEE no ano 2016"; cuidado com a água e com a saúde; "Possibilidades de intervenção - A experiência do serviço de Hidroterapia da FCEE".

Já no segundo dia, as palestras serão realizadas pelo fisioterapeuta especializado em piscina terapêutica Marcelo Roque, responsável pelo site Acquabrasil e um dos maiores especialistas do país, que abordará técnicas e abordagens inovadoras na Hidroterapia, como Ai Chi, Aqua Fasciaterapia, Watsu, Halliwick, Bad Ragaz e Water Pilates.

Em elaboração desde 2015, o projeto de realização de um encontro estadual que aproximasse a FCEE e as instituições de educação especial que atuam na área da hidroterapia surgiu a partir de uma pesquisa realizada em 2016 pela equipe de hidroterapia da FCEE, que fez um mapeamento e análise da estrutura e funcionamento dos serviços de reabilitação em meio aquático nas instituições conveniadas à fundação. “Este evento também vai de encontro à missão da FCEE, que é difundir o conhecimento em educação especial”, explica o fisioterapeuta Diogo Alves Miguel.

No âmbito da FCEE, o Serviço de Hidroterapia é a modalidade terapêutica que utiliza o movimento em meio líquido como forma de reabilitação. Atuando dentro do Centro de Reabilitação Ana Maria Philippi (Cener), o serviço é realizado em uma piscina de 21m² por uma equipe multiprofissional formada por professores de educação física, fisioterapeutas, técnicos de enfermagem e um químico responsável pela qualidade da água. São atendidas crianças e adolescentes com idades entre zero e 17 anos que participam dos Programas de Estimulação Essencial e Reabilitação do Cener.

Serviço
O quê: Encontro Estadual de Hidroterapia
Pra quem: Profissionais de instituições especializadas em educação especial que atuam no serviço de Hidroterapia ou que pretendem implantar o serviço
Quando: 12 e 13 de setembro, das 9h às 12h e das 13h30 às 16h30
Onde: Auditório da Fundação Catarinense de Educação Especial (Rua Paulino Pedro Hermes, 2785 - Bairro Nossa Senhora do Rosário - São José)
Inscrições: até dia 11 de setembro 
Informações: no site da FCEE ou pelo telefone (48) 3381-1640

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA 

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal