• Encontro de Artesanato eleva importância de raízes culturais do Litoral Sul catarinense

    Segundo semestre terá eventos e capacitações voltados à qualificação e divulgação de empresas que participam do Projeto Rota da Baleia Franca

Encontro de Artesanato eleva importância de raízes culturais do Litoral Sul catarinense

24 Jun, 2016 00:00:00 - Geral

Criciúma (SC)


O Sebrae/SC, por meio do Projeto Rota da Baleia Franca, promove na segunda-feira (27), às 19h, um encontro com artesãos de Imbituba, no Centro de Educação Gestão em Saúde (CEGES). A discussão visa mapear as atividades artesanais desenvolvidas na região com o objetivo de identificar potenciais e fortalecer a identidade regional por meio dos produtos.


O artesanato se constitui como um pilar para fortalecimento do turismo, enaltece a analista do Sebrae Sul Catarinense, Juliana Baldessar Ghizzo. “O turismo precisa dessas produções associadas porque elas transcrevem a história, os hábitos de uma região. Queremos manter a cultura viva de modo que possa também gerar renda para as famílias que vivem disso. Afinal o turista sempre gosta de levar embora lembranças dos lugares por onde passa”, observa.


Juliana destaca ainda as potencialidades da região e a importância de cultivar as raízes culturais. “Nessa região temos cerca de 20 associações de artesãos e elementos muito fortes, como quilombos e o butiá. As tradições devem ser estimuladas de forma que não se percam e, integradas ao roteiro turístico, compõem um valor agregado muito relevante”, frisa.


Para realizar inscrição, os interessados podem entrar em contato pelo telefone (48) 9981-1516 (Elga) ou direto com o Sebrae Sul de Santa Catarina, no (48) 3403-2200.


Eventos e capacitações


O segundo semestre será marcado por uma série de encontros e soluções que vão beneficiar empresas que participam do Projeto Rota da Baleia Franca. “A Semana Nacional da Baleia Franca acontecerá em setembro. Até lá, estão agendados cursos como o de gestão financeira e encontros turísticos como o ‘Agosto Del Vino’, na Praia do Rosa, em Imbituba”, revela o Coordenador Regional Sul do Sebrae/SC, Murilo Gelosa.


A Rota da Baleia Franca integra o Projeto de Fortalecimento do Turismo de Observação de Baleias no Litoral Catarinense, iniciativa do Sebrae/SC, com apoio do Governo de SC e prefeituras de Laguna, Imbituba e Garopaba no Litoral Sul catarinense.

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE