• Encontro das etnias colonizadoras de Içara

Encontro das etnias colonizadoras de Içara

28 Fev, 2019 15:21:19 - Variedades

Içara (SC)

Com o desejo de construir algo em conjunto para potencializar os fazeres multiculturais, as cinco etnias colonizadoras de Içara estiveram reunidas para debater quais os caminhos poderiam trilhar juntas de forma mais intensa.

A primeira Etnia a chegar em Içara foi a Açoriana, que também foi a primeira a realizar o tratado de Cidades Irmãs no ano de 2016 com a cidade Açoriana Lajes das Flores. Junto vieram os Afros. Logo após chegaram os Italianos, Alemães e Poloneses. Já os índios, já habitam nossas terras há centenas de anos.

Umas das propostas levantadas nesse bate papo foi a de consolidar todas as Etnias numa espécie de Liga das Etnias, onde todas as ações étnicas seriam realizadas através desta entidade com apoio das outras entidades privadas e públicas da cidade que trabalham a cultura.

Além disso, outras sugestões foram colocadas para ao longo do tempo ser realizadas, como um calendário cultural anual que periodicamente se realize eventos e comemorações para promover e potencializar a história cultural de nossos antepassados que aqui chegaram no século XVIII com a missão de construir um novo lugar com seus fazeres trazidos da Europa e África.

Por fim, ficou encaminhado entre as cinco Etnias que um grupo de oito pessoas irá estudar e consolidar a União das Etnias de Içara, com a primeira reunião marcada para a segunda semana de março. O resultado para todos os presentes desse encontro foi de expectativa alcançada e muito anseio de que essa ideia prospere para o fortalecimento Étnico da cidade.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

Cooperaliança
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE