• Encontro busca fortalecer projeto de lei em prol da Economia Solidária

    Evento serviu de preparação para o Fórum Estadual.

Encontro busca fortalecer projeto de lei em prol da Economia Solidária

03 Out, 2017 10:38:44 - Geral

Criciúma (SC)

Um passo positivo para a Economia Solidária foi dado na Unesc, durante evento na manhã desta segunda-feira (2/10). O Encontro Regional Preparatório para a Audiência Pública Estadual “Construindo a Política Pública da Economia Solidária em Santa Catarina” promoveu uma troca de ideias sobre o projeto, que oportuniza a geração de empregos e uma renda aos menos favorecidos no sistema produtivo.

A iniciativa baseou um projeto de lei que está sendo discutido na Assembleia Legislativa, e foi trazido para o evento que pretende fortalecer a rede colaborativa de solidariedade, já apoiada por instituições e pelo poder público. O secretário de Estado O secretário de Estado da Assistência Social, Trabalho e Habitação, Valmir Comin, destacou o lado social da ideia e a colocou como um meio para superar a crise. “Eu parabenizo pelo projeto, precisamos ser parceiros em momentos de dificuldade. Agora é tempo de criatividade e de inovação de verdade. E vale ressaltar, nossas conquistas são coletivas, por isso é realmente importante conversar sobre este assunto”.

A Unesc desenvolve ações na área por meio do PAES (Programa de Ações em Economia Solidária), como a Feira da Economia Solidária, que recebe o apoio da Unesc, que cede espaços e profissionais que auxiliam os produtores em seus negócios. O professor da Universidade e coordenador do Fórum na região, Joelcy Lanzarini, explicou que as atividades são realizadas pensando nas famílias e produtores. “É por quem empreende de forma solidária que estamos aqui hoje. Sabemos que quando trabalhamos de forma coletiva proporcionamos inclusão social e oportunidades, gerando um bem viver de qualidade e com melhores condições a quem necessita”, afirmou Lanzarini.

Além do evento desta segunda-feira, serão promovidos outros encontros em diversos municípios de Santa Catarina.

Solidariedade na prática

O evento contou também com produtores da região, que puderam comercializar seus produtos e demonstrar a qualidade e os preços mais baixos da agricultura coletiva. A empreendedora Marionice Freitas, de Içara, participa da Feira pela primeira vez e conta que viu uma oportunidade de crescer. “Somos um grupo que produzimos e vendemos nossos próprios produtos por meio da agricultura familiar. Buscamos crescer juntos e formamos um núcleo para trabalhar de uma forma coletiva, então encontramos aqui a oportunidade de crescer, e estamos crescendo. Cada semana que passa recebemos um retorno melhor e a garantia que vale a pena trabalhar em conjunto”, ressaltou.

O encontro também teve a presença do pró-reitor de Pós-Graduação, Pesquisa e Extensão da Unesc, Oscar Montedo; do pró-reitor de Administração e Finanças, Thiago Fabris; do diretor da UNA CSA (Unidade Acadêmica de Ciências Sociais Aplicadas), Miguelângelo Gianezzini; da deputada estadual, Luciane Carminatti; do coordenador do Fórum Catarinense de Economia Solidária, João Monteiro, e do diretor estadual na Diretoria de Trabalho, Renda e Emprego, Tiago Chaves.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTOS/LEONARDO FERREIRA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança