• Encerram nesta sexta as inscrições para a OCP

Encerram nesta sexta as inscrições para a OCP

22 Nov, 2016 15:25:49 - Variedades

Balneário Camboriú (SC)

Seguem até sexta (25/11), as inscrições para a Oficina de Capacitação de Professores (OCP) para a aplicação do Livro Didático Musical “Percussão Catarina”. O evento é dirigido para professores de artes da rede municipal, músicos e artistas em geral e abordará o uso do Livro como material de apoio pedagógico. A Oficina acontecerá no dia 28/11, das 13h30 às 17h30, no Espaço do Projeto Oficinas, na rua Angelina (anexo ao CAIC), Bairro dos Municípios, em Balneário Camboriú. As inscrições são gratuitas e podem ser feitas nas secretarias das escolas ou pelo e-mail: projetos.epec@gmail.com . Cada participante receberá uma unidade do Livro.

O Livro Didático Musical “Percussão Catarina” traz a catalogação dos ritmos e instrumentos de percussão utilizados por grupos folclóricos catarinenses, além de quatro peças musicais autorais, inspiradas nas células rítmicas, nos instrumentos de percussão e nas melodias dos cantos encontrados durante o processo de pesquisa.

Idealizado pelos músicos multi-instrumentistas Rodrigo Paiva e Luciano Candemil, o livro foi lançado dia 15/11, na Feira do Livro de Balneário Camboriú. A publicação busca atender a demanda por materiais didáticos no âmbito da educação musical, gerada pela implantação da Lei 11.769/08, que trata da obrigatoriedade do ensino de música nas escolas, e servirá como material de apoio pedagógico para professores, músicos e centros de pesquisa cultural.

A atividade é uma contrapartida social do Projeto Livro Didático Musical “Percussão Catarina”, patrocinado pela Lei Municipal de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú LIC FCBC - 2015.

Projeto Percussão Catarina
O Projeto Percussão Catarina teve origem em 2010, a partir da pesquisa do músico Luciano Candemil, que através da Bolsa de Iniciação Científica do Curso de Música da Univali, com orientação do professor Rodrigo Paiva, catalogou mais de 100 instrumentos de percussão que são utilizados nas manifestações folclóricas catarinenses. Desta pesquisa, surgiram iniciativas de divulgação e compartilhamento dos dados com a comunidade em geral, que contaram com o apoio da Fundação Cultural e da Lei de Incentivo à Cultura de Balneário Camboriú.

Em 2014 foram oferecidas 10 oficinas de construção destes instrumentos com materiais reciclados para alunos da rede municipal. Em 2015, o projeto ganhou forma de uma Aula-Show em que os instrumentos são apresentados com suas canções características e foi levado a cinco escolas públicas municipais, com um público aproximado de 300 estudantes e professores. 
Esta trilogia se fecha em 2016, com o lançamento do Livro Musical Didático “Percussão Catarina”, que será distribuído gratuitamente às escolas públicas, centros culturais, instituições e projetos que trabalhem com educação musical. O livro servirá como apoio ao professor que quiser trabalhar o conteúdo nas aulas.

Sobre os Autores:
Rodrigo Paiva é músico profissional desde 1989. Licenciado em Música pela UDESC, Mestre e Doutor em Música pela UNICAMP. Exerce suas atividades como professor nos cursos de Licenciatura e Bacharelado em Música da Univali em Itajaí e, em oficinas, workshops e cursos de formação continuada para professores. Também atua como pesquisador em música popular e erudita. Atualmente, integra a Orquestra Camerata Florianópolis e realiza a direção musical e coordenação do GPI – Grupo de Percussão de Itajaí. Autor do livro “Bateria e Percussão Brasileira em Grupo: composições para prática de conjunto e aulas coletivas”. É co-autor do “Livro do Aluno – Percussão – Bateria” e do “Livro do Aluno – Bateria”, lançados pelo Projeto Guri de São Paulo.
Luciano Candemil é natural de Florianópolis atua como percussionista, compositor, professor, pesquisador e produtor musical. Atualmente é discente do Curso de Mestrado Acadêmico em Música da Universidade do Estado de Santa Catarina (UDESC), na área de etnomusicologia. Tem as seguintes titulações cursadas na Universidade do Vale do Itajaí (UNIVALI): Especialização em Educação Musical; Licenciatura em Música; e Bacharelado em Música (Percussão Popular), com Mérito Estudantil. Tem diversos artigos publicados em congressos nacionais e internacionais (Argentina, Cuba, Espanha e Portugal). Na área artística, como compositor, destaque para o CD autoral Candemil e Quilha - Na cara do bicho; as diversas premiações recebidas em festivais de música; e as composições da Aula-Show Percussão Catarina. Como produtor musical, idealizou e dirigiu os projetos CD´s Minha Vila Minha Escola vol.01 e vol.02. Desde 2010 é integrante do Grupo de Percussão de Itajaí.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSAFOTO: DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE