Empresas de plásticos flexíveis acertam negociações salariais

23 Jun, 2017 09:38:03 - Economia

Criciúma (SC)

Foi selado no início da tarde desta quinta-feira, dia 22, o acordo para a conclusão das negociações da Convenção Coletiva de Trabalho do Setor Plástico entre o Sindicato das Indústrias Plásticas do Sul Catarinense (Sinplasc) e o Sindicato dos Trabalhadores. As negociações finalizaram com o reajuste de 5,5% sobre os salários e o abono férias no valor de R$ 850. O índice de 5,5% ficou acima dos valores inicialmente propostos pelas empresas, que passam a sofrer ainda mais com a perda de competitividade e a crise na economia.

“Diante do contexto atual, onde as empresas da região vivem um momento muito difícil, o pagamento de um índice acima da inflação era algo impensável no começo das negociações. Ao longo das tratativas trabalhamos para conscientizar os dirigentes do sindicato dos trabalhadores sobre a realidade praticada pelo mercado e os riscos que incorremos ao elevar os custos acima dos concorrentes instalados em outras regiões, mas infelizmente eles foram muito intransigentes. O acordo acabou sendo fechado para evitar uma paralisação que penalizaria ainda mais as empresas. Também buscamos a mudança na clausula do abono, pois incorria em insegurança jurídica e pagamento em duplicidade para as empresas e a possibilidade de mudança na regra dessa cláusula contribuiu para que as partes chegassem ao acordo. Nossa região, mais uma vez está pagando mais do que os demais polos produtivos agravando ainda mais a perda de competitividade do produto local, o que é lamentável para toda a região”, alerta o executivo do Sinplasc, Elias Caetano.

O repasse do INPC de 4,57% já havia sido antecipado pelas empresas, que agora devem realizar a quitação das diferenças retroativas a abril, data base da categoria.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança