• Empresa rural da área do leite é modelo nacional

    Representantes do Acre conhecem resultados da experiência catarinense com o Encadeamento Produtivo no agronegócio

Empresa rural da área do leite é modelo nacional

28 Out, 2016 09:14:19 - Geral

Chapecó (SC)

Planejada, estruturada, organizada e com uma gestão moderna que permite cumprir a missão de produzir com qualidade e com respeito ao meio ambiente. Assim pode ser definida a Empresa Rural Irmãos Giacomin, de Coronel Freitas, oeste catarinense que atua com foco para a bovinocultura leiteira. Estes resultados foram possíveis com a participação do empreendimento no projeto “Encadeamento Produtivo: Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite”, desenvolvido com a parceria de entidades e cooperativas.

A empresa rural foi apresentada, nessa semana, aos representantes do Sebrae Nacional, da coordenadoria regional de Brasiléia, no Acre, de cooperativas e indústrias da região, que cumpriram extenso cronograma no oeste catarinense.

O objetivo do grupo foi conhecer os resultados da iniciativa catarinense para a construção do projeto que será replicado no segmento de aves e suínos no Acre. A visita à propriedade contou com acompanhamento do coordenador regional oeste do Sebrae/SC, Enio Albérto Parmeggiani, da consultora credenciada Beatriz Silveira, de um dos primeiros instrutores dos programas de qualidade na Cooperativa Regional Alfa, Ademar Correa, e da equipe técnica da cooperativa.

Localizada às margens do Rio Chapecó, a propriedade conta com área total de 33,3 hectares, 26 ha destinados para a atividade leiteira e o restante para proteção ambiental. O plantel atual é formado por 102 animais – 40 vacas em lactação, nove animais no período seco, 28 novilhas e 18 bezerras. O volume médio diário de leite produzido é de mil litros, com boas perspectivas de crescimento para os próximos anos. 

O produtor rural, cooperado da Cooperalfa, Zeldo Giacomin, além de conquistar o 1º lugar estadual no Prêmio MPE Brasil em 2015, na categoria Agronegócio, obteve o reconhecimento nacional na categoria Destaque, enfatiza que entre as principais preocupações da propriedade está a qualidade da matéria-prima. “Trabalhamos sempre dentro dos padrões da IN 62, atendendo a necessidade do consumidor final”, afirma.

A sanidade é acompanhada por meio da elaboração de calendários de vacinação para as principais doenças que acometem o rebanho bovino. A base da alimentação do rebanho é o pasto, o que garante a produção por meio oito ha de giggs irrigados com piquetes rotacionados. Os animais recebem complementação no cocho de silagem, ração e feno. 

A evolução genética do rebanho é feita por meio de acasalamento genético dos animais desde 2016, usando os melhores reprodutores à disposição no mercado. Neste ano foi implantado um projeto de transferência de embrião na propriedade com genotipagem dos animais e identificação das futuras doadoras de oócitos. “Com isso, todas as fases de cria e recria são acompanhadas de perto e dentro dos padrões exigidos pela raça. Buscamos constantemente o aperfeiçoamento para nos tornarmos referência catarinense em produção e venda de genética da raça holandês”, enfatiza Giacomin.

EXPRESSÃO

O produtor rural e diretor administrativo da Cooperativa de Produtores de Suínos do Acre, Minoru Takara, realça que chamou a atenção o fato de as propriedades rurais catarinenses serem administradas como empresas. “Observamos o nível de organização conquistado em Santa Catarina, a parte social estruturada, a preocupação com a sucessão familiar e a satisfação de todos os envolvidos. Percebemos que, ao administrar propriedades como empresas, os resultados são expressivos. A troca de informações, as parcerias e o alinhamento com as novas tecnologias fazem toda a diferença”.

Takara destaca, ainda, que a cooperativa de Produtores Suínos do Acre foi fundada há cerca de um ano e conta com 30 cooperados. “Compartilharei os conhecimentos obtidos para mostrar onde podemos chegar. Estamos impressionados com tudo o que vimos e ansiosos para aplicar no Acre os exemplos daqui”. 

A gestora de projetos do Sebrae Acre, Sandra Aparecida Veiga, conta que o projeto Encadeamento Produtivo com foco para aves e suínos no Acre está em fase de estruturação e deverá iniciar em março de 2017. “Este intercâmbio possibilita conhecermos as principais atividades desenvolvidas, os resultados e o papel de cada um nesse processo (âncora, cooperativas, produtores). Com isso, ficará mais claro trabalharmos estes aspectos”.

Sandra comenta que está encantada com os resultados observados por meio de visitas às cooperativas e às propriedades. “É muita informação, muitos efeitos positivos. Superou todas as nossas expectativas. As propriedades se transformaram em empresas extremamente organizadas. Acredito que a aplicação destas soluções do Encadeamento Produtivo (Programas De Olho na Qualidade, Qualidade Total Rural e Times de Excelência) no Acre transformará o comportamento dos produtores rurais de nossa região, o que resultará em maior produtividade e qualidade em todo o processo produtivo”.

VISITA À COOPERATIVA

Antes de conhecer a propriedade da família Giacomin, os representantes da missão acreana visitaram a sede da Cooperativa Regional Alfa, em Chapecó, acompanhados pela gestora local do Encadeamento Produtivo Joselita Tedesco e demais representantes da coordenadoria regional oeste do Sebrae/SC.

Correa apresentou a cooperativa destacando que foi fundada em 1967 para atender a necessidade de busca dos pequenos e médios produtores rurais por uma remuneração mais justa e a valorização de seu trabalho. A atividade central é a comercialização e armazenagem da produção agrícola dos associados, como milho, soja, feijão e trigo, além da industrialização de trigo e soja, e a fabricação de rações para agregar valor à produção agrícola de seus associados, entre outras atividades. Visando elevar a qualidade de vida das famílias rurais, melhorar o trabalho e a produção, a Alfa investe continuamente em novas técnicas e tecnologias. 

O roteiro no oeste incluiu visita à Cooperativa Central Aurora Alimentos, acompanhamento Programa Times da Excelência em Caibi, visita à Cooper Auriverde e a uma propriedade de aves.

ENCADEAMENTO PRODUTIVO

O “Encadeamento Produtivo Aurora Alimentos – Sebrae/SC: suínos, aves e leite” é desenvolvido com as parcerias do Senar/SC, Sescoop/SC, Sicoob, Fundação Aury Luiz Bodanese, Cooperalfa, Itaipu, Auriverde, Coolacer, Copérdia, Caslo, Cooper A1, Coopervil e Coopercampos, Camisc, Cocari, Cotrel, Coasgo, além do Sicredi/RS. Seu objetivo é desenvolver e aperfeiçoar as pequenas empresas integradas na cadeia produtiva capitaneada pela Cooperativa Central Aurora Alimentos. É destinado às pequenas e médias empresas da cadeia produtiva do agronegócio – rurais e urbanas. A iniciativa é a extensão do Programa de Desenvolvimento de Empreendedores Rurais Cooperativistas, desenvolvido desde 1998 e, que beneficiou mais de 35 mil produtores rurais.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança