• Empresa desenvolve projeto sobre espécie exótica invasora

Empresa desenvolve projeto sobre espécie exótica invasora

17 Mai, 2018 10:30:50 - Geral

Garopaba (SC)

As dunas costeiras fazem parte da belíssima paisagem dos ambientes costeiros de Santa Catarina. Além disso as dunas costeiras são habitat para diversas espécies de flora e fauna, assim como são importantes para a filtragem das águas de lençóis freáticos e servem como barreira natural evitando ressacas e erosão.

Devido a intensa ocupação humana das áreas costeiras, este ambiente de dunas protegido pela legislação ambiental tem sido amplamente degradado. As ações antrópicas tais como a remoção de areia, construções irregulares e a implantação de espécies exóticas são os principais fatores que impactam as dunas costeiras.

Com o objetivo de estudar e mapear esta espécie, a Prefeitura Municipal de Garopaba, contratou a empresa Marítima Consultoria Ambiental, incubada no Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo (Crie), da Unisul, para realizar um projeto onde será desenvolvido um mapeamento populacional das Casuarinas equisetifolia na Praia da Silveira, em Garopaba. O projeto é dividido em quatro etapas, e deve ser concluído até junho deste ano.

Segundo a bióloga Msc. Aline Zaccaron Meurer, são vários os fatores que interferem na dinâmica da vegetação de dunas. “A introdução acidental e/ou intencional de espécies exóticas (não nativas) podem ocasionar a perda da biodiversidade e aumento da erosão. As espécies nativas podem não estar adaptadas às alterações ambientais causadas pela espécie invasora, diminuindo sua capacidade de absorver os recursos disponíveis”, explica.

A Casuarina equisetifolia é uma espécie arbórea nativa da costa leste da Austrália e sudeste da Ásia, e foi amplamente plantada para a fixação de dunas e proteção contra o vento. Por ser uma espécie tolerante a salinidade, baixa fertilidade do solo e condições áridas, apresenta uma capacidade de invadir áreas de dunas rapidamente competindo e suprindo recursos das espécies nativas a Casuarina num curto espaço de tempo substitui a vegetação nativa causando perda na diversidade tanto da flora quanto da fauna de dunas costeiras.

Em Garopaba, em especial na Praia da Silveira, esta espécie é abundante. “O estudo vai mapear estas áreas e possibilitar a correta poda e controle da planta, evitando que a vegetação nativa desapareça”, ressalta a Bióloga.

Devido as características biológicas da Casuarina e a facilidade em se reproduzir, a retirada desta espécie das dunas costeiras pode favorecer a recuperação das áreas afetadas por ela, bem como permitir a propagação das espécies nativas, principalmente afetadas pela serapilheira das Casuarinas.

“Por conta da capacidade de rebrotamento e da permanência das sementes de Casuarina por longos períodos no solo, o monitoramento das áreas afetadas por esta espécie, é imprescindível para o sucesso da regeneração deste belíssimo ambiente costeiro”, reforça Aline.


Sobre a Crie

A incubadora do Centro Regional de Inovação e Empreendedorismo (Crie) atua desde 2005 para viabilizar projetos de micro e pequenas empresas. É uma organização civil sem fins lucrativos, com personalidade jurídica de direito privado, com autonomia administrativa e financeira.

A partir de suporte técnico, gerencial e infraestrutura, a incubadora Crie contribui para o desenvolvimento regional sustentável oferecendo às empresas nascentes, por baixo custo, espaço e serviços básicos, além de um conjunto de orientações técnicas e gerenciais.

O espaço promove ainda a sinergia entre empresas incubadas com instituições de ensino e pesquisa, empresas, órgãos governamentais, associações de classe, agentes e mercado consumidor.

Por meio do ambiente de incubadora empresarial, propício para o desenvolvimento de novas ideias e sua viabilização como negócio, já passaram cerca de 35 empresas que foram preparadas até o momento de maturação para entrar no mercado por conta própria.

As instalações da incubadora ficam no Shopping Unisul, na Unidade Universitária de Tubarão.

Marítima Estudos Bênticos

Atua na área costeira e marinha com experiência em análise de comunidade bêntica de rios, estuários, plataforma continental e oceano profundo. Possui experiência com monitoramento de portos, dragagem de canais, perfuração de poços de petróleo, monitoramento em atividades de aquicultura.

TEXTO/ASSESSORIA DE IMPRENSA
FOTO/DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança