• Empresa de Campo Erê inova com ações de Projeto

Empresa de Campo Erê inova com ações de Projeto

03 Nov, 2016 09:36:39 - Geral

Chapecó (SC)

Em 2014 e 2015, o município de Campo Erê foi parceiro do SEBRAE/SC no projeto DET (Desenvolvimento Econômico Territorial), renovado em 2016 com atividades centralizadas na Sala do Empreendedor. Com a iniciativa foi possível atender empresários formais, informais e potenciais empresários dos segmentos de indústria comércio e prestação de serviço por meio de cursos, palestras, oficinas, a II feira do empreendedor, o I Encontro da Mulher empresária, visita técnica, atendimento, consultorias em gestão e consultorias técnicas.

Para o desenvolvimento das ações, os Agentes de Desenvolvimento Nelson Tresoldi e Edirléia Zanchettin, o comitê gestor com a consultoria do SEBRAE/SC desenvolveram um planejamento anual.

Entre as atividades destacam-se o trabalho implementado na empresa familiar Airto Pedro Correa de Mello ME, popularmente conhecida por Kiosque São Roque, localizada na Linha São Roque, Campo Erê, de propriedade de Airto Pedro Correa de Mello. Com mão de obra familiar de Airto, esposa Sandra e os filhos Lucas e Naiara, a agroindústria produzia embutidos pelo Serviço de Inspeção Municipal (S.I.M), comercializava no município e no restaurante da família, situado no mesmo endereço.

A família recebia orientações da EPAGRI e do fiscal do S.I.M quanto à necessidade de adequação ou construção da unidade de acordo com a legislação e, no dia 3 de junho de 2015, foi interditada. Segundo o proprietário, na primeira visita a empresa havia sido interditada pelo Serviço de Inspeção Municipal. Em seguida, ocorreu visita técnica para orientar em relação à construção de uma unidade nova ou adequação da antiga estrutura.

Diante desta necessidade, a Administração Pública Municipal, com o objetivo de fomentar as agroindústrias locais apoiou o empresário, viabilizando recursos para construção de uma parte da estrutura civil. Em agosto de 2015, por meio da sala do empreendedor, foi gerada uma demanda de trabalho para a consultora Sandra construir um plano de negócio e análise de viabilidade de uma nova agroindústria. Esta etapa do trabalho contemplou uma consultoria técnica do SEBRAE com o projeto de planta baixa da agroindústria e auxílio na sua aprovação, juntamente com o fiscal do S.I.M, Gleison Morás. O SEBRAE também participou da elaboração do projeto de tratamento de efluentes originários na indústria.

Em parceria com os consultores do SEBRAE e o fiscal do S.I.M, a equipe da EPAGRI, formada por Claudir Gilioli, Maria G. Haesliger e Roberson Grassi, desenvolveu juntamente com a família, orientação in loco com visitas técnicas para auxiliar na elaboração do projeto de construção da unidade de embutidos. Por meio do programa SC Rural, o agricultor participou de um curso de capacitação de Derivados de Carne Suína no município de Chapecó (SC), com foco para os seguintes assuntos: Boas práticas de fabricação, legalização da atividade, orientação no processo de produção de linguiça, salame e outros embutidos.

Mello destaca que o trabalho de parceria foi extremamente importante pela participação no curso de capacitação em embutidos suínos e visita em uma unidade de embutidos suínos no município de Formosa do Sul (SC), proporcionada pela EPAGRI. “Auxiliaram-nos muito com informações para mudar a forma ou maneira de ver a questão da produção de embutidos dentro da legislação, fazendo perceber que, com boa explicação e análise, tudo pode ser feito de maneira correta”.

Mantendo as parcerias, o trabalho foi retomado em 2016 pela consultora Mônica para elaboração de 16 manuais e respectivas planilhas de controle, objetivando estruturar o sistema de gestão da qualidade da indústria, elaboração de informações nutricionais dos produtos e de memoriais descritivos dos produtos para registro no S.I.M. Em paralelo a este trabalho, a consultora Sandra encaminhou para empresa Cerumar uma busca prévia da marca Kiosque São Roque, porém não foi possível registrar. Com isso, em equipe foi escolhido e enviado para registro a marca Kiosque Campo Erê.

Na consultoria, a empresa recebeu auxílio para implantação de ferramentas de controle financeiro e gerencial, iniciando com o caixa gerencial, identificação dos custos fixos e variáveis, despesas, custo hora, ficha técnica dos produtos, cálculo dos custos, tempo de produção, preço de venda, mark-up, demonstrativo gerencial e indicadores de lucratividade, ponto de equilíbrio e margem de contribuição. Nesta etapa, também houve a necessidade de demandar nova consultoria técnica do SEBRAE para elaboração de marca, identidade visual, rotulagens para os produtos, fachada e cartão de visita desenvolvidos de maneira inovadora. (conforme figura anexa).

As orientações tiveram como objetivo, a construção de uma nova agroindústria que será inaugurada em novembro de 2016, obedecendo à legislação vigente com a possibilidade de aderir futuramente ao SISBI (Sistema Brasileiro de Inspeção de Origem Animal) e implantação de um sistema de gestão para auxiliar na tomada de decisão e aumento da lucratividade.

DET

O foco do DET é ampliar o atendimento com excelência aos pequenos negócios por meio da assistência técnica em gestão, inovação, acesso a novos mercados e serviços financeiros. "Também queremos criar um ambiente favorável aos pequenos negócios e dinamizar as empresas locais, gerando fortalecimento da economia e o aumento da competitividade do território”, assinala o coordenador regional extremo oeste do SEBRAE/SC, Udo Trennepohl.

De acordo com o analista técnico do SEBRAE/SC, Arildo Jacóbus, o DET teve início em 2014 e seguirá até 2017, objetivando fortalecer as atividades produtivas geradoras de emprego e renda e fomentar o empreendedorismo baseado no potencial de oportunidades e vocações locais. Vários municípios aderiram ao programa no extremo oeste catarinense.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
Cooperaliança