• Empreendedorismo feminino em destaque na Unesc em Criciúma

    Feira Delas para Elas e workshop movimentam o campus nesta quarta

Empreendedorismo feminino em destaque na Unesc em Criciúma

13 Mar, 2020 18:22:55 - Economia

Criciúma (SC)

Em alusão ao dia Internacional da Mulher, o mês de março conta com uma programação diferenciada na Unesc. Nesta quarta-feira (11/3), o campus recebeu mais de 60 mulheres para o Bootcamp Mulheres Empreendedoras, composto pela Feira Delas para Elas e por workshops com trocas de experiências e a participação de profissionais como facilitadoras.

Quem esteve no período da manhã e da tarde expondo seus produtos e compartilhando ideias foi a arquiteta e urbanista Janaína Alexsandra da Luz Vieira Uliano, de Criciúma. Graduada pela Unesc, ela começou recentemente a transformar a paixão pela culinária em um negócio. “Não gosto de trabalhar em um ambiente fechado e só uso computador para o meu trabalho com arquitetura e interiores mesmo. Sempre gostei de cozinhar, é um momento de relaxamento. Tive alguns problemas com ansiedade e a culinária me ajudou. Fazia comidas para compartilhar com meus colegas e professores do curso e algumas encomendas foram surgindo. Faz umas semanas apenas que decidi comercializar os produtos, criei um perfil no Instagram e estou assustada com a quantidade de pedidos. Não imaginava que seria tão rápido”, afirma a criadora do Arquitetando na Cozinha.

Janaína conheceu outras empreendedoras enquanto participava da Feira e do workshop “Como a colaboração pode resolver problemas na jornada empreendedora”, que teve como facilitadora a arquiteta e urbanista e membro da comissão organizadora do Startup Weekend Woman, Dalana de Matos. Segundo ela, o interesse do encontro foi proporcionar um momento para as mulheres empreendedoras se conhecerem, trocarem experiências e percebessem que colaborar as deixa mais fortalecidas. “Falamos sobre conexões, parcerias e queremos que elas sintam que empreender não é abrir apenas um negócio. É preciso que tenha a ver com elas, com a identidade delas”.

O Bootcamp Mulheres Empreendedoras é uma iniciativa da Agência de Desenvolvimento, Inovação e Transferência de Tecnologia (Aditt), com o apoio do Startap Weekend Woman e é direcionado para alunas, professoras, funcionárias e egressas da Universidade. Além de apresentar os seus trabalhos, as participantes da feira, expositoras e visitantes, também poderão debater a temática “Colaboração e Empreendedorismo”, em workshops que ocorrerão às 19h30 nos blocos Administrativo, XXI e R.

Os encontros terão como facilitadoras a psicóloga e coach Letícia Zanini, a arquiteta e urbanista e membro da comissão organizadora do Startup Weekend Woman, Dalana de Matos e Juliana Dalsasso, também da organização do Startup Weekend Woman (que ocorre de 24 a 26 de abril e tem a Unesc como parceira).

Segundo Marina Dutra, responsável pela organização do evento, a ideia da Feira é criar um ambiente que estimule as mulheres empreendedoras da Unesc a mostrarem o seu trabalho, independente da área de atuação. Entre as participantes da Feira, estão mulheres que comercializam doces e salgados, artistas, contadoras e advogadas. “A feira é um espaço de inclusão e troca para todas. Para elas divulgarem os produtos e serviços, conhecerem outras empreendedoras e alinharem parcerias. A colaboração é muito importante para o empreendedorismo”.

ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE