• Encontro reúne mulheres líderes dos principais movimentos de negócios e economia de Santa Catarina

Empoderamento de mulheres nos negócios é tema de evento

25 Nov, 2016 16:36:47 - Variedades

Florianópolis (SC)

Na próxima terça-feira, 29, será realizado em Florianópolis o Encontro de Mulheres Líderes e Empoderadas nos negócios e na economia de Santa Catarina. O objetivo do evento é promover um debate para propor melhorias na metodologia de interconexão entre as redes que trabalham em busca da igualdade de gênero no mundo dos negócios.

De acordo com a organizadora do encontro, Andreia Amorim, a iniciativa se baseia nos princípios de empoderamento das mulheres divulgado pela Organização das Nações Unidas. “Buscar a igualdade de gênero deve ser uma luta diária, em todos os âmbitos sociais. No mundo dos negócios isso não é diferente. Por isso consideramos fundamental a promoção de um evento como esse que reúne grandes lideranças do Estado que trabalham para garantir o acesso e o respeito às mulheres no mundo empresarial”, comenta Andreia.

A iniciativa é uma organização da Prosperitate Consultoria em Sustentabilidade e conta com a parceria da ONU Mulheres e apoio do Sebrae/SC. Participam representantes dos principais movimentos de mulheres nos negócios, com atuação em Santa Catarina: o Conselho Estadual da Mulher Empresária de Santa Catarina, Núcleo Multissetorial da Mulher Empresária da ACIF, BPW - Associação de Mulheres de Negócios e Profissionais, Rede Mulher Empreendedora, Núcleo da Mulher Empresária da AEMFLO, Movimento Anitas, LIDE Mulher e Mulheres do Brasil. “Reunir todas essas lideranças é importante para promover o diálogo e estabelecer uma unidade nos movimentos que buscam o empoderamento de mulheres no mundo dos negócios”, finaliza Andreia.

Segundo o estudo “Anuário das Mulheres Empreendedoras e Trabalhadoras nas Micro e Pequenas Empresas 2014-2015”, elaborado pelo Sebrae, o número de mulheres no mercado de trabalho cresceu 22,8% entre 2003 e 2013.

“Só em Santa Catarina, mais de 270 mil mulheres estão à frente de MPEs e 92 mil são MEIs. O Sebrae/SC trabalha em busca de um ambiente de negócios favorável para todos e acreditamos que o empreendedorismo catarinense só tem a ganhar com o empenho e a movimentação de tantas lideranças”, comenta a Coordenadora Regional do Sebrae/SC na Grande Florianópolis, Soraya Tonelli. 

A Adriana Carvalho da ONU Mulher é uma das palestrantes do encontro e irá reforçar os sete princípios de empoderamento das mulheres, que são:

1-) Estabelecer liderança corporativa de alto nível para a igualdade de gênero.
2-) Tratar todos os homens e mulheres de forma justa no trabalho – respeitar e apoiar os direitos humanos e a não discriminação.
3-) Garantir a saúde, a segurança e o bem estar de todos os trabalhadores e as trabalhadoras.
4-) Promover a educação, a formação e o desenvolvimento profissional das mulheres.
5-) Implementar o desenvolvimento empresarial e as práticas da cadeia de suprimentos e de marketing que empoderem as mulheres.
6-) Promover a igualdade através de iniciativas e defesa comunitária.
7-) Mediar e publicar os progressos para alcançar a igualdade de gênero.


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança