• Emoticons: Emoções compartilhadas pelas redes sociais

Emoticons: Emoções compartilhadas pelas redes sociais

25 Out, 2016 10:48:45 - Geral

Araranguá (SC)

De todas as mensagens que você envia e recebe pelas redes sociais, quantas são apenas “carinhas”, desenhos ou outros recursos como esses? Os emoticons são bem populares, surgindo em bate-papos simples e até grandes aplicativos. Facebook, Snapchat, Twitter e Instagram são só algumas redes sociais que usam bastante essas ferramentas que muitas vezes substituem mensagens escritas.

O emoticon pode transmitir emoções, como alegria e surpresa ou até alguma ação, como aplausos, por exemplo. Quem usa com muita frequência esse recurso é a consultora de vendas da Contato Internet, Sacha Figueiredo, no Whats e no Facebook.

“Gosto de utilizar para dar ênfase, demonstrar sentimento, ou diríamos, enfeitar”, conta a colaboradora, que acha os emoticons legais e expressivos, mas não acredita que frases possam ser substituídas pelas ferramentas. “Eu acho que eles não substituem as palavras... acho que eles usados como substituição não fica uma linguagem clara”, explica.

Já a auxiliar administrativa do setor financeiro, Angélica Costa de Souza, também troca mensagens mais por Whats, fazendo uso das “carinhas” e outros recursos. "O mais interessante é que alguns emoticons expressam na medida o que você está querendo transmitir para a outra pessoa, e também é prático, tenho economia de tempo ao utilizá-los”, explica.

Sobre uma possível substituição das palavras pelas imagens animadas, Angélica ressalta que até é possível em alguns casos, quando a mensagem é mais simples ou apenas demonstra uma emoção subentendida. “Quando se trata de um diálogo não formal, em algumas situações, sim, geralmente quando você deseja expressar alguns sentimentos, como felicidade, raiva ou quando algo é engraçado, por exemplo. Mas quando é necessário um diálogo direto, e mais explicativo, aí fica complicado!”, ressalta. E você já mandou emoticons hoje? Qual seu preferido?


TEXTO: ASSESSORIA DE IMPRENSA

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

coopercocal
EXPRESSO COLETIVO ICARENSE