• Em tempos de pandemia as aulas remotas são responsabilidades de todos

Em tempos de pandemia as aulas remotas são responsabilidades de todos

10 Jun, 2020 11:18:46 - Educação

Urussanga (SC)

O momento diferenciado pelo qual todos estão passando gera incertezas, dúvidas, medos, mas também muita responsabilidade quando se trata de diversos fatores como tomar os devidos cuidados relacionados ao novo coronavírus e também quanto aos compromissos que por algumas semanas foram de trabalhos remotos; e os que ainda são feitos de maneira online como as aulas na rede municipal de ensino de Urussanga.

Mesmo com dados bastante positivos quanto às atividades oferecidas e o retorno dado pelos estudantes a Administração Municipal, por meio da secretaria de Educação, faz um alerta sobre a preocupação com a entrega das tarefas propostas pelos professores por parte de uma minoria de alunos. “É que alguns estudantes, a maioria deles os mesmo que enquanto as aulas aconteciam de forma presencial, seguem no ritmo de não entregar trabalhos, tarefas e atividades. E isso nos preocupa, pois não estamos de férias, cabendo a todos cumprirmos com as nossas responsabilidades”, alerta a secretária de Educação Janea Possamai. 

Janea ainda destaca que assim como em períodos de aulas normais, no momento de pandemia “como o que estamos vivenciando diz respeito a nós, educadores, tomar as providências necessárias para que o aluno esteja cumprindo suas obrigações. Entre elas, acionarmos o conselho tutelar, caso os pais ou responsáveis tenham sido contatados por quatro vezes sem darem o devido retorno; e o conselho tutelar, por sua vez, pode acionar o Ministério Público para tomar as medidas adequadas à situação”.

A secretária de Educação ainda assinala que todo um trabalho foi cuidadosamente preparado para que os alunos não sofram danos no aprendizado durante o processo de aulas remotas. “E os nossos professores tem se dedicado ao máximo. A equipe toda se preparou. Elaboramos plataformas, o material é enviado pelos professores para uma equipe que supervisiona o mesmo antes de publicarmos. Além disso, os estudantes que não possuem acesso à internet tem todo o material impresso a disposição”, conta Janea.

Funcionamento do novo processo para a Educação Infantil e para o Ensino Fundamental

Segunda a diretora do CEP Lydio de Brida, Andrea da Silva, do sexto ao nono ano o material é disponibilizado via plataforma online e impresso “estes podem ser buscados na escola nas terças-feiras, das 8h às 16h, sem fechar ao meio dia. O retorno com a devida atividade finalizada também deve ser feito via plataforma, ressaltando ainda que as devolutivas fazem parte da avaliação dos alunos, assim como a aplicação de provas que já estão sendo feitas. Também vamos avaliar o que já conhecemos dos alunos, pois muitos deles estão nos surpreendendo com a participação e isso faz diferença”, revelou.

Já a diretora doa escola Alda Brognoli Marcon, Cristiane Kely De March, fala do fundamental I (primeiro ao quinto ano). “No fundamental um, muitas atividades são retornadas via whatsApp. Já o material impresso é entregue nas quintas-feiras, das 8h às 16h, mesmo dia em que pode ser devolvido devidamente preenchido. Sobre a avaliação, também utilizamos as atividades entregues, a participação e o histórico dos alunos, pois estamos entregando material para alguns alunos em suas residências e, com isso, verificando a possibilidade de cada um em executar e entregar o material. Diante desta pandemia, teremos ainda que avaliar de maneira diferenciada, buscando mais pelo qualitativo do que pelo quantitativo”, explica.

Sobre a Educação Infantil a coordenadora, Rosilene Aparecida Matos, conta que cada uma das 57 turmas do município tem um grupo no whatsApp “e esta é uma importante ferramenta, pois por ela atendemos as famílias, orientamos e temos as atividades recebidas pelos professores. O material de estudo, que também está na plataforma de educação, é feito com sugestões de atividades lúdicas e recreativas com o objetivo de mediar a interação e a brincadeira que são os eixos estruturantes da educação infantil e que ajudam no desenvolvimento das crianças”.

Os alunos de inclusão tem material adaptado disponível na plataforma ou impresso. Todas as atividades são supervisionadas e a equipe técnica (psicólogas, fonoaudióloga, psicopedagoga e professora do AEE) faz as orientações além da confecção do material adaptado.

As atividades não presenciais iniciaram no dia 22 de abril pela plataforma escola.urussanga.sc.gov.br  tanto para a Educação Infantil quanto para o Ensino Fundamental, ou seja, oito semanas. Urussanga tem 13 escolas: são 11 Centros de Educação Infantil (CEI) e cinco escolas de ensino fundamental. Sobre o retorno a secretária de Educação comenta que a previsão é de retomada no dia 3 de agosto, “e já estamos nos reunindo para planejar a possibilidade de retorno nesta data, mas ainda cabe algumas discussões entre as autoridades competentes”, conclui.

ASSESSORIA DE COMUNICAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
coopercocal