• Em outubro iniciará o programa Recicla Içara

Em outubro iniciará o programa Recicla Içara

13 Set, 2017 09:34:56 - Geral

Içara (SC)

A partir do dia 2 de outubro, iniciará o programa de coleta seletiva “Recicla Içara”, em todos os bairros do município. Na última semana as agentes comunitárias das Unidades de Saúde receberam uma capacitação da equipe técnica da Fundação do Meio Ambiente de Içara (Fundai), para a entrega de material educativo para as famílias.

No momento em que as profissionais realizarem as visitas, já estarão aptas para entregar o material e passar as informações necessárias para a separação dos resíduos. A separação será feita de forma simples, tudo que for reciclável deverá ser destinado para uma sacola normal (como é feita com o lixo não reciclável). Papel, plástico, metal e vidro podem ser alocados juntos. O caminhão da coleta seletiva passará em um dia e horário diferentes do caminhão da coleta convencional.

A engenheira sanitarista e ambiental da RACli, Ionice Vefago, empresa parceira na execução do projeto, explica a importância de retirar o acúmulo de comida das latas e potes sujos, como manteiga e iogurte, por exemplo. “Os recipientes sujos acabarão danificando o papel que será reciclado, por isso pedimos para que eles sejam limpos de forma rápida”.  

O cronograma dos dias da passagem do caminhão será divulgado nos próximos dias pelas agentes. "É importante anotar e colar na geladeira em um lugar visível o dia e horário que o caminhão passará", lembrou Ionice.

A secretaria de Educação, Ciência e Tecnologia também auxiliará no projeto. “Levaremos às escolas ações que reforcem a importância da coleta seletiva. As crianças já crescem com essa preocupação voltada ao meio ambiente e serão mobilizadoras da causa”, destaca a secretária Gerusa Bolsoni. 

A RACli disponibilizará o espaço de educação ambiental que o aterro sanitário possui para receber os alunos das escolas içarenses.

O que pode ser reciclado:
Papel: revistas, papelão, folhas em geral, caixa de leite, sucos.
Plástico: garrafas, embalagens plásticas, sacolas, peças plásticas.
Metal: latas de alimento e bebida, objetos de cobre, zinco e ferro.
Vidro: garrafas e garrafões (embrulhar esses materiais para não ocorrer acidentes).

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE