• Em Maracajá 18 pessoas se cadastram como artesãos

Em Maracajá 18 pessoas se cadastram como artesãos

24 Out, 2018 15:00:39 - Variedades

Maracajá (SC)

Um total de 18 artesãos de Maracajá preencheram seus cadastros ao Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) e devem, ainda neste ano, receber a Carteira Nacional do Artesão, emitida pelo Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior, informa a diretora do Departamento de Assistência e Bem Estar Social, Suélen Zandonadi.

A Carteira Nacional do Artesão permite participar de feiras e oficinas regionais e nacionais de artesanato, ter acesso a incentivos fiscais, isenção do ICMS na comercialização dos produtos, facilidade de acesso ao microcrédito, acesso à nota fiscal avulsa de Emissão Eletrônica, e possibilidade de ser contribuinte autônomo para fins previdenciários.

O cadastramento foi realizado nesta terça-feira (23), no CRAS de Maracajá, graças a parceria viabilizada pela coordenação do Programa Acessuas Trabalho de Maracajá com a Diretoria do Trabalho e Emprego da Secretaria de Estado da Assistência Social, Emprego e Habitação, que executa o PAB em Santa Catarina.

O cadastramento foi realizado por Maria Elizabete Pizzollo, que destacou a importância do Programa Artesanato Brasileiro. “O PAB tem como missão estabelecer ações conjuntas para enfrentar desafios e criar e desenvolver oportunidades para que o setor de artesanato brasileiro cresça, valorizando a cultura regional”.

O Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) está vinculado ao Ministério do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior e atua na elaboração de políticas públicas envolvendo órgãos das esferas federal, estadual e municipal, além de entidades privadas, priorizando a geração de ocupação e renda, e o desenvolvimento de ações que valorizem o artesão brasileiro, acrescenta Pizzollo.

Conforme a diretora de Assistência e Bem Estar Social, Suelén Zandonadi, além dos 18 cadastrados, outras cinco pessoas ligaram para o CRAS informando a impossibilidade de participar do processo e receberam orientação para realizar o cadastramento na sede do Sine, em Criciúma.

Cada cadastro exigiu a apresentação de três peças prontas de cada matéria-prima/técnica adotada, foto de boa qualidade de cada peça; foto 3X4 colorida/recente, sem rasura para ser usada na confecção da carteira, além de fotocópia de comprovante de residência, fotocópia da Carteira de Identidade e do CPF e fazer o artesanato no local.

TEXTO/ ASSESSORIA DE IMPRENSA 
FOTO/ DIVULGAÇÃO

REDAÇÃO JINEWS
Postado por REDAÇÃO JINEWS

Tudo o que acontece em Içara, Balneário Rincão e na região você encontra primeiro aqui!

EXPRESSO COLETIVO ICARENSE
Cooperaliança